Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

96.º Aniversário do Dia do Armistício da Grande Guerra, 91.º Aniversário da Liga dos Combatentes, 40.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar, Evocação do Centenário do início da Grande Guerra


O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues tem a honra de convidar V. Exa. para as Cerimónias do 96.º Aniversário do Dia do Armistício da Grande Guerra, 91.º Aniversário do Dia da Liga dos Combatentes, 40.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e Evocação do Centenário da Grande Guerra, que se realizam no próximo dia 08 de Novembro, pelas 10H15, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém.


Campanha Exclusiva para Associados da Liga dos Combatentes / Vodafone


A Liga dos Combatentes assinou um Protocolo para uma Campanha Exclusiva com a Vodafone, designada “Campanha de Associados”, que tem por objectivo diminuir os custos das comunicações móveis dos seus Sócios. 


Faleceu o General Gabriel Augusto do Espírito Santo - Antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas e Membro Honorário da Liga dos Combatentes com o n.º 128.528, portador da Ordem Torre e Espada Valor Lealdade e Mérito


18.10.2014 - O antigo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas Gabriel Espírito Santo morreu na sexta-feira à noite, aos 78 anos. Nascido em Bragança, o general Gabriel Augusto Espírito Santo cumpriu 48 anos de serviço em Moçambique e Angola. Em abril de 1997, foi empossado Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), tendo desempenhado anteriormente as funções de Vice-CEME. Autor de vários livros, como 'Da arte da guerra à arte militar' e 'A Grande Estratégia de Portugal na Restauração 1640-1668'.


Protocolo entre a Liga dos Combatentes, IASFA e Cruz Vermelha, referente às atividades das três Instituições em ponta Delgada


17.10.2014 - Sob a presidência da Secretária de Estado (SEADN) Dra. Berta Cabral reuniram-se em Ponta Delgada, no Comando da Zona Militar dos Açores, os Presidentes da Cruz Vermelha, Dr. Luís Barbosa, o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e o vogal da Administração do IASFA, Dr. Carlos José Liberato Baptista.


Dia da Liga dos Combatentes


16.10.2014 - Este ano, o dia 16 de Outubro, Dia da Liga dos Combatentes, foi comemorado pela Direcção Central de maneira diferente do habitual. Os 91 anos da fundação da nossa Instituição foram assinalados com uma deslocação às nossas instalações do Lar dos Filhos dos Combatentes, no Porto, não só para dar a conhecer, a todos os que trabalham na Direcção Central, uma realidade que muitos desconhecem mas também, com o objectivo de nos proporcionar um dia diferente da rotina diária, com que estamos habituados a lidar. Esta efemérida será, novamente, assinalada em cerimónia oficial, em conjunto com a celebração do 96º Aniversário do Armistício e o 40º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar, em 8 de Novembro próximo.


Abertura Solene do ano letivo 2014/2015 – Prémio Escolar “Defesa Nacional / Liga dos Combatentes”


10.10.2014 - A cerimónia realizou-se no passado dia 10 de outubro de 2014, no Instituto dos Pupilos do Exército e contou com a presença de um membro da Direção Central da Liga dos Combatentes em representação do Presidente da Instituição, General Joaquim Chito Rodrigues. O presente galardão destina-se a premiar o aluno ou grupo de trabalho (com o máximo de três elementos), que obtenha a média de classificação mais elevada, pela realização de atividades curriculares no âmbito da Formação Militar ou Educação para a Cidadania.


O Núcleo da Ilha do Pico, celebrou a 5 de Outubro o Dia do Combatente Picaroto


05.10.2014 - No passado dia 5 de Outubro, o Núcleo da Ilha do Pico da Liga dos Combatentes, voltou a celebrar o dia do Combatente Picaroto, com uma cerimónia em que foi inaugurado mais um dos monumentos da Liga na Ilha do Pico em homenagem aos Combatentes por Portugal, no Ultramar Português. A comemoração teve início pelas 12h30, com a celebração eucarística, na igreja paroquial da Ribeirinha do Pico, tendo em seguida sido inaugurado o Monumento aos Combatentes por Portugal cuja edificação foi apoiada pela Junta de Freguesia da Ribeirinha.


Falecimento do Presidente da FMAC – General Datuk Abdul Hamid Ibrahim


05.10.2014 - Foi com grande tristeza e emoção que recebemos a notícia da morte do Presidente da FMAC, depois duma luta contra um cancro que lhe foi diagnosticado em Julho de 2014. A sua partida constitui uma grande perda para toda a comunidade dos antigos combatentes que muito o apreciavam e que lhe dedicavam grande estima e admiração, pela sua forma de tratar com todas as associações de combatentes e com os governos e governantes de todos os países membros, que ele visitava com frequência acompanhando as comemorações e as efemérides dos combatentes. O General Hamid Ibrahim nasceu na Malasia em 1937 e fez  a sua educação militar no Reino Unido na Academia de Eaton Hall e na Royal Military Academy em Sandhurst e esteve também no Army Staff College em 1967 e no Staff College na Australia.


Vigésimo Segundo Aniversário da Fundação da Casa dos Açores em Winnipeg (Canadá)


04.10.2014 - Tiveram lugar no passado dia 4 de Outubro a celebração do vigésimo segundo aniversário da fundação da Casa dos Açores de Winnipeg, com um jantar, aonde participaram vários sócios e amigos desta organização. Entre os participantes encontravam-se vários convidados, entre eles salienta-se a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, General Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes de Portugal que se fez acompanhar pelo Coronel Faustino Hilário, Secretário-geral da Instituição.


Faleceu em 30 de Setembro o Capitão de Mar e Guerra Guilherme Alpoim Calvão, Sócio n.º 37.852 da Liga dos Combatentes


Faleceu em 30 de Setembro o Capitão de Mar e Guerra Guilherme Alpoim Calvão que era sócio da Liga dos Combatentes com o nº 37.852 desde 10 de Dezembro de 1965, quando ainda era jovem oficial da Armada, viria mesmo a assumir as funções de dirigente da Comissão Administrativa da Agência de Lisboa, como secretário, em 27 de Fevereiro de 1974. Do seu processo consta uma referência feita pelo então Presidente da Liga dos Combatentes o General Afonso Botelho, o qual, num almoço com combatentes belgas, franceses e italianos, felicita o Capitão tenente Alpoim Calvão, também presente, por no dia 10 de Junho desse ano ter sido condecorado com a Medalha de Valor Militar e promovido por distinção àquele posto.


BANCO DE VOLUNTARIADO


A Liga dos Combatentes vem desenvolvendo um Banco de Voluntariado que procura servir a população Combatente e respetivos familiares, em todo o território nacional. Procuramos Voluntários que se enquadrem na cultura e valores da nossa Instituição, nomeadamente no âmbito da solidariedade e apoio mútuo e estejam sensibilizados para as diversas problemáticas da população Combatente.


  1  2  3  4  5  6  7  8