Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Protocolo celebrado entre a Liga dos Combatentes e a TAP - Conservação das Memórias – Transporte de restos mortais


Entre a Liga dos Combatentes e Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) foi celebrado um protocolo em junho de 2018, tendo como objetivo proporcionar o transporte gracioso de restos mortais de Combatentes Portugueses, Tombados durante o conflito ultramarino, em Moçambique e Angola. O Protocolo constitui um apoio às Famílias dos Combatentes que promovam a sua transladação para Portugal, isentando-as do pagamento dos custos inerentes ao transporte por via aérea pela TAP para Portugal. A Liga dos Combatentes, quando solicitada pelos familiares do Militar Tombado e em processo de trasladação, estabelecerá contacto com a TAP e com a agência funerária a que for cometida a ação de repatriamento dos restos mortais, informando os contactos que a TAP lhe indicou, quer em Moçambique quer em Angola, a fim de ser administrativamente processado o transporte gracioso da urna contendo os restos mortais.


Peacekeeping Day - Sob a Presidência de S. Exa. o Presidente da República, Homenagem no Museu do Combatente - Monumento aos Combatentes do Ultramar, aos Capacetes Azuis da ONU e Inauguração da Exposição da Liga dos Combatentes, dos 70 Anos da ONU e dos 25 Anos do Contingente Btm4 - Onumoz.


29.05.2018 - Com o dia enevoado, e as peças de artilharia para as salvas devidas já colocadas em frente à Torre de Belém, as Forças Armadas e de Segurança começaram a chegar ao Monumento aos Combatentes do Ultramar para o início do treino que começou às 09h00 do dia 29 de Maio – onde se comemorou o Dia das Operações de Paz (Peacekeeping day). Com o treino da cerimónia coordenado pelo Exército, após o toque a formar foram integrados os estandartes nacionais das forças presentes, estando entre eles o da Liga dos Combatentes. Do lado direito em frente à parada militar encontravam-se um grupo de capacetes azuis com o seu primeiro comandante, Major-general Pinto de Castro, o primeiro contingente português a integrar as forças da ONU, BTM4, ONUMOZ.


Peregrinação Nacional dos Combatentes a Fátima


26.05.2018 - Os Combatentes rumaram mais uma vez ao Santuário de Fátima, no dia 26 do corrente mês, no âmbito da Peregrinação Anual, promovida pela Liga dos Combatentes. A presença dos Combatentes, acompanhados por muitos familiares, oriundos de todos os pontos do país, teve início junto à Capelinha das Aparições, onde se concentraram, conforme o Programa previamente estabelecido. Os Núcleos da Liga, compareceram em grande número (mais de meia centena), com os seus guiões, dirigindo-se, depois, em cortejo, até à Basílica da Santíssima Trindade, enquadrados pelos respetivos Presidentes e membros da Direção Central, Presidente General Chito Rodrigues; Secretário-geral Coronel Lucas Hilário; 1.º Vogal Administrativo Tenente-Coronel Pires Martins e pelos vogais Coronel José Maria Gardete, Arquiteto Eduardo Varandas e Coronel Pedro Romero.


1ª Corrida da Defesa Nacional


29.04.2018 - Alegria, encontros, homenagens, música, e muita animação, assim foi esta manhã de domingo. Muito obrigado às mais de 3000 pessoas que aderiram à 1ª Corrida da Defesa Nacional e Caminhada do Combatente e a todos aqueles que se associaram ao evento com exposições, demonstrações e atuações. A 1ª Corrida da Defesa Nacional e Caminhada do Combatente, promovida pelo Grupo Recreativo Desportivo e Cultural do Ministério da Defesa Nacional (GRDC MDN), contou com o Alto Patrocínio do Ministro da Defesa. Este evento inédito em Portugal, integrado nas comemorações do Centenário da Grande Guerra, pretendeu aproximar a Defesa Nacional da sociedade civil e da população em geral.


1ª Corrida da Defesa Nacional


Estimado Combatente e cidadão,
A direcção do grupo recreativo, desportivo e cultural do MDN (GRDCMDN), no âmbito das evocações do Centenário da Grande Guerra, vai organizar uma actividade de índole desportivo que consiste na 1ª corrida da Defesa Nacional (10Km para atletas maiores de 18 anos, ambos os géneros, federados e não federados) e uma caminhada do combatente (4Km sem limite de idades), tendo como principais objectivos, a promoção da actividade desportiva como fomento de estilos de vida saudável, a aproximação da Defesa Nacional e das Forças Armadas à população civil, e aumentar o consumo da cultura nomeadamente mais acesso a museus , bibliotecas , arquivos e outros espaços públicos da Defesa Nacional.


«Conservação da Memórias» – Trasladação de restos mortais


15.04.2018 - No dia 15 de Abril de 2018, os Restos Mortais do 2.º Cabo Aquilino da Silva Gonçalves foram depositados em sepultura perpétua no cemitério de Ponte de São Vicente – Vila Verde – BRAGA, depois de trasladados de Angola para Portugal. O Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, através do seu Presidente e Guião do Núcleo, representaram a Direção Central da LC na cerimónia fúnebre, apresentando condolências à Família do Militar Tombado em Combate no ano de 1961 e depositando uma coroa de flores no local de inumação.


Dia do Combatente – Centenário da Grande Guerra – 82ª Romagem ao Tumulo do Soldado Desconhecido


14.04.2018 - Realizaram-se em 14 de Abril no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha as comemorações do Dia do Combatente e a Evocação do Centenário da Batalha de La Lys, com cerimónias presididas pelo Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente de Honra do Conselho Supremo da Liga dos Combatentes. As cerimónias iniciaram-se com uma celebração eucarística que foi presidida pelo Bispo Emérito de Portalegre e Castelo Branco coadjuvado por três capelães dos três ramos das Forças Armadas. A igreja do Mosteiro estava completamente cheia com combatentes e familiares e com os guiões de cerca de cem Núcleos e Associações de Combatentes.


O Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) esteve representado num conjunto de acontecimentos recentes onde a Dignidade da Pessoa Humana esteve claramente patenteada – DIA DO COMBATENTE, na Batalha.


14.04.2018 - O Chefe de Estado, Comandante Supremo das Forças Armadas de Portugal e Presidente de Honra do Conselho Supremo da Liga dos Combatentes Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu no dia 14 de Abril de 2018, às cerimónias que se realizaram no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha - Leiria: Comemoração do Dia do Combatente, Evocação do Centenário da Batalha de La Lys e 82ª romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido.


  1  2  3