Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Conservação das Memórias – Inauguração de Talhões


21.05.2015 - Por iniciativa do Núcleo de Reguengos da Liga dos Combatentes, teve lugar na Vila de Mourão e na Vila de Portel a inauguração de dois Talhões requalificados, de Combatentes da Grande Guerra e da Guerra do Ultramar. Na Vila de Mourão, a cerimónia de inauguração do Talhão requalificado dos Combatentes de Mourão – com 29 campas, decorreu pelas 11h30 no Cemitério Municipal de Mourão, estando presentes: o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, a Presidente da CMM, o Presidente da Assembleia Municipal de Mourão, o Vice-Presidente da CMM, o Comandante do Comando Territorial da GNR de Évora, vários Autarcas, Presidentes e Representantes de Juntas de Freguesia, Presidente e Direção do Núcleo de Reguengos e a Banda Municipal Mouranense, alguns Combatentes e seus familiares. Na circunstância, usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Reguengos, a Presidente da Câmara de Mourão e o Vice-presidente da LC.


Apresentação do livro "Força Restante", da autoria de Joaquim Chito Rodrigues, em Castelo Branco


14.05.2016 - Vai ter lugar no próximo dia 14 de maio de 2016, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, a apresentação do livro "Força Restante", da autoria de Joaquim Chito Rodrigues. Surpreendente, este novo livro de Chito Rodrigues. Aflorando, não bem ao de leve mas sem insistência marcada, temáticas desenvolvidas em conjuntos poemáticos anteriores (Segredos da Guerra e da Paz, Geração, Há Sempre Um Vapor Acostado Ao Cais, Pedaços de Alguém), o recente agregado versificado substancia outras abordagens, de articulação ramificada, que se espraiam num discurso formal que, ao acaso, faz do verso quase prosa e da quase prosa autêntico verso, mas ambas as operações com naturalidade levadas a efeito alicerçadas em polivalentes conteúdos; e em discurso aquele que constitui linha de partida para expressiva explanação de cativantes modulações linguísticas. Na verdade e para o autor, o poeta “tem sempre algo a dizer de si-próprio e do mundo que o rodeia.”


2ªs Jornadas de Apoio Médico, Psicológico e Social da Liga dos Combatentes


Na continuidade das 1ªs Jornadas, bem-vindos às 2ªs Jornadas de Apoio Médico, Psicológico e Social da Liga dos Combatentes. Esperamos que estes dois dias sejam agradáveis e construtivos para todos os participantes e que seja também um espaço de partilha de experiências e um momento de reflexão sobre o apoio médico, psicológico e social dos combatentes. A Perturbação de Stress Pós-traumático (PSPT) ou “Stresse de Guerra” nos Combatentes não é para a Liga dos Combatentes o maior problema, mas a ponta do iceberg para uma visão mais alargada e integrada nas dimensões médica, psicológica e social. Este nosso olhar baseia-se nas evidências do conhecimento científico, na nossa experiência clínica e psicossocial e na relação de proximidade que estabelecemos com os combatentes e seus familiares.


Particularidades sobre o funcionamento da Residência de São Nuno de Santa Maria e Documentação Fotográfica de algumas atividades desenvolvidas pelos residentes


A Residência São Nuno de Santa Maria abriu as suas portas a 17 de dezembro de 2015 e tem desde o seu começo a preocupação de criar momentos de interação social entre os Residentes e o exterior. A qualidade de vida dos idosos institucionalizados depende de um conjunto de fatores organizacionais e relacionais, estes fatores serão potenciadores de um maior bem-estar e satisfação com a vida nos idosos se houver a preocupação de se construírem pilares de confiança, transparência e afetividade em todas as vertentes de atuação de uma Estrutura Residencial para idosos.


Testemunho de uma Residente da Residência Sénior do Complexo Social Nossa Senhora da Paz


Porque entendemos que se deve dar a conhecer a situação vivida na nossa Residência Sénior do Complexo Social Nossa Senhora da Paz, no Porto, junto apresentamos o testemunho de uma residente, retratando a sua vivência, sobre o modo como tem encarado esta nova fase da sua vida. Por isso, aqui fica esse testemunho na primeira pessoa.


Dia do Combatente Matosinhense e VII Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes


30.04.2016 - Teve lugar na Cidade de Matosinhos a cerimónia alusiva ao Dia do Combatente de Matosinhos, decorrendo esta na praça onde está implantado o monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar. A cerimónia que ocorreu pelas 10h30 da manhã, contou com a presença de muitas entidades oficiais, Combatentes e famílias, que se reuniram para homenagear os 70 Combatentes falecidos naquele conflito e testemunhar a sua gratidão aos que estando vivos puderam com as suas famílias participar naquele momento de evocação e homenagem.


92º Aniversário do Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes


30.04.2016 - O Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes comemorou o seu 92º aniversário no passado dia 30 de abril. O evento iniciou-se com a concentração, dos Combatentes e respetivos convidados, na sede da Núcleo, realizando-se, posteriormente, junto do Monumento aos Combatentes, localizado defronte do edifício da sua sede, uma singela homenagem com a deposição de uma coroa de flores e cumprido um minuto de silêncio.


Cerimónia de Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho de Salvaterra de Magos


25.04.2016 - Na Vila de Salvaterra de Magos pertencente ao distrito de Santarém, realizou-se uma Cerimónia de Inauguração de um Monumento em Homenagem aos Combatentes deste Concelho. O anfitrião da mesma foi o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio. Este autarca teve como apoio direto o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, nomeadamente em toda a estrutura do Guião Protocolar e sequência do cerimonial militar, para além de todos os contactos diretos com as Unidades Militares efetuados para os efeitos tidos por conveniente. O Monumento passou a localizar-se curiosamente, no Largo denominado, dos Combatentes.


Inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar da freguesia de Vieira de Leiria


25.04.2016 - A freguesia de Vieira de Leiria, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, promoveu, nesse mesmo dia, a inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, seus naturais, sendo grande dinamizador dessa iniciativa o Sr. Miguel Dinis. As cerimónias iniciaram-se com uma palestra sobre problemas psicossociais, proferida pela Dr.ª Elisabete Ferreira, técnica de saúde, colaboradora voluntária do Núcleo de Leiria, no apoio aos Combatentes e suas famílias, cuja apresentação prendeu a atenção da numerosa assistência que lotava por completo o salão da Biblioteca Popular da autarquia. No mesmo espaço da Biblioteca estava patente ao público uma exposição de fotografias dos Combatentes daquela freguesia que cumpriram as suas comissões de serviço nos diferentes territórios ultramarinos portugueses.


  1  2  3