Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

CGD: Nem um Euro!


21.08.2015 - No âmbito do Programa Liga Solidária "Um Euro, Um Lar" foi solicitado à CGD o apoio possível.

Esta foi a resposta recebida:

"Acusamos a receção da vossa proposta de pedido de apoio, cujo conteúdo nos mereceu na melhor atenção.
No entanto, e pese embora o inestimável valor do projeto, cumpre-nos informar de que, não nos será possível responder positivamente à vossa solicitação
.


Reconhecimento Internacional do Trabalho Desenvolvido - "Reabilitation Prize" Atribuído à Liga dos Combatentes pela Federação Mundial dos Antigos Combatentes (FMAC)


21.08.2015 - A Federação Mundial dos Antigos Combatentes (FMAC) reunindo 150 países, tem instituído um prémio denominado "Reabilitation Prize", para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos seus membros no âmbito do apoio aos combatentes dos seus países. A Liga dos Combatentes candidatou-se ao referido prémio com o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos de Apoio Médico Psicológico e Social (CEAMPS) e nos Centros de Apoio Médico Psicológico e Social (CAMPS) desde a sua criação em 2008.


Visita do Chefe do Estado-maior do Exército do Brasil ao Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente


13.08.2015 - Em 13 de agosto recebeu-se a visita do Chefe do Estado Maior do Exército do Brasil – General Sérgio Etchegoyen que foi acompanhado pelo Adido do Exército e Aeronáutico do seu país Coronel Fernando Braga e pelos Coronéis José Cavalcante e Castro Alves do Exército do Brasil, para prestar uma homenagem aos soldados portugueses que morreram ao serviço da Pátria e cujos nomes se encontram nas lápides existentes junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar.


Operação "Nova Frente 7", em Moçambique


03.07.2015 - Em 3 de julho pretérito regressou a Portugal a Equipa de Missão da LC, após ter efetuado a Operação Nova Frente 7 em Moçambique. Em 14 de junho deu-se início à NF 7 com o deslocação para Moçambique da "Equipa", tendo início no terreno a 16 de junho em Nampula, preparando-se todo o equipamento e reabastecimentos necessários para a sustentação logística da Missão. Rumou-se em seguida a Pemba onde foi recebido o Talhão Militar da LC naquela cidade após requalificação, tendo a "Equipa" prosseguido para Mocímboa da Praia onde procedeu ao estudo da requalificação do mausuléu da GG no cemitério municipal da Cidade, preparando o orçamento da requalificação referida.


Inauguração do Centro Social e Humanitário de Ponta Delgada


17.07.2015 - Em 17 de julho em Ponta Delgada foi inaugurado o Centro Social e Humanitário de Ponta Delgada pelo senhor Ministro da Defesa Nacional Dr. Aguiar Branco. O Centro ocupa as instalações de um antigo prédio devidamente reabilitado e restaurado e que recebe agora os serviços de três instituições: o IASFA, a CV e a Liga dos Combatente. A ocupação independente das instalações corresponde a utilização integrada de serviços pelos universos das três instituições. Economia de meios e potencializarão dos serviços a prestar aos utentes. 


Audiência do Presidente da Câmara Municipal do Porto à Liga dos Combatentes


13.07.2015 – O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira recebeu em audiência o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, acompanhado do Vice-presidente Major-general Aguda, do Secretário-geral, Coronel Hilário, do Presidente do Núcleo do Porto, Coronel Belchior e do Diretor do Complexo Social Nossa Senhora da Paz, no Porto, Coronel Barbosa da Silva. Na audiência foram tratados assuntos de interesse para a Instituição Liga dos Combatentes, nomeadamente do âmbito do Núcleo e Complexo Social, a inaugurar brevemente e que incorporará infraestruturas referentes a uma Residência para idosos, uma Creche e um Jardim de Infância.


Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues agraciado com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.


Diário da República - II Série - N.º 125, de 30.06.2015 - Despacho n.º 7138/2015 - Considerando os relevantes serviços prestados pelo senhor Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues à causa desportiva em geral e à esgrima, em particular, quer como dirigente associativo e federativo, quer em ações em prol do desporto; Considerando que, sob a direção do senhor Tenente -General Joaquim Chito Rodrigues, Portugal obteve resultados de grande prestígio que muito ajudaram a afirmar a modalidade de esgrima e o desporto nacional no plano internacional; Considerando os serviços prestados como dirigente desportivo a nível nacional, em particular quando exerceu funções como presidente do conselho técnico da Federação Portuguesa de Esgrima (1972 -1973), presidente da Federação Portuguesa de Esgrima (1980 -1982), presidente da assembleia geral da Federação Portuguesa de Esgrima e representante desta federação no Comité Olímpico de Portugal (1980 -2001);


5.º Encontro dos Núcleos do Algarve da Liga dos Combatentes


28.06.2015 – Em 28 de junho de 2015, organizado pelo Núcleo de Olhão realizou-se o 5.º Encontro dos Núcleos do Algarve da Liga dos Combatentes. Presentes os sete Núcleos existentes no Algarve, nomeadamente Faro, Lagoa/Portimão, Lagos, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, num total de mais de trezentas pessoas entre Combatentes e famílias. A cerimónia que decorreu no auditório da Câmara Municipal de Olhão teve a presença, para além do presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, do senhor presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina, da Vice-presidente, de Presidentes das Juntas de Freguesia, Comandante do Regimento de Infantaria 1 e Capitão do Porto de Olhão.


Visita ao Complexo Social Nossa Senhora da Paz no Porto


26.06.2015 – Em 26 de Junho de 2015 o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes general Chito Rodrigues, acompanhado do 1º Vogal Administrativo tenente-coronel Pires Martins e do Vogal da Direção Central Arquiteto Varandas dos Santos, acompanhados do coronel Barbosa Pinto, Diretor e do coronel Cardoso, fizeram uma visita ao Complexo Social Nossa Senhora da Paz no Porto, tendo visitado a Residencial, a Creche e o Jardim de Infância.


  1  2  3  4  5  6