Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

Visita à Liga do Embaixador Ensa Djandy, Presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné-Bissau


22.12.2010 - Visitou a Liga dos Combatentes o Presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné-Bissau, Embaixador Ensa Djaly. Foi recebido pelo Presidente da Direcção Central, General Chito Rodrigues, pelo Vice-Presidente, Major-general Fernando Aguda pelo Vogal da Direcção Central, Capitão-de-Mar-e- Guerra, Filipe Macedo e pelo Dr. António Correia do CEAMPS. Entre os vários assuntos que foram debatidos, foi reconhecida a necessidade duma maior cooperação e solidariedade entre as associações de combatentes de ambos os países para estreitamento dos laços de fraternidade e amizade entre os nossos povos.


Almoço de Natal na Sede da Liga


17.12.2010 - Realizou-se na sede da Liga dos Combatentes o tradicional almoço de Natal que reuniu a Direcção Central, o Conselho Supremo, o Conselho Fiscal bem como todos os colaboradores. Presentes também o Coronel Director da DSAC, membros da ANPG e do Núcleo de Lisboa. A manhã começou com uma reunião da DC com todos os funcionários tendo o Presidente da DC usado da palavra para desejar Boas Festas e incentivar todos no cumprimento dos nossos objectivos.


Almoço de Natal dos Núcleos da Liga dos Combatentes do Centro Oeste


11.12.2010 - Em Rio Maior, decorreu um almoço de Natal que reuniu 630 convivas entre combatentes e famílias. Pela terceira vez consecutiva, os núcleos do centro Oeste, Leiria, Batalha, Alcobaça, Caldas da Rainha e Rio Maior, este ano o organizador, levaram a efeito este evento que decorreu de forma muito bem organizada e constituiu um bom momento de convívio, camaradagem e troca de opiniões e recordações.


Liga dos Combatentes apoia Combatentes sinistrados pelo Tornado verificado na região de Tomar


07.12.2010 - Ocorreu na região de Tomar um tornado que provocou grandes danos a nível pessoal e colectivo. O Presidente da Direcção Central solicitou de imediato ao Presidente do Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes para que junto das autoridades locais oferecesse os serviços do Núcleo e determinasse se entre aqueles que sofreram as consequências da calamidade meteorológica, se encontravam combatentes e caso afirmativo se se verificava e justificava a necessidade de apoio.


Reunião de Trabalho dos Núcleos da Região de Lisboa


06.12.2010 – Reunião de Trabalho dos Núcleos da Região de Lisboa - De acordo com o planeamento de actividades para 2010 do CEAMPS, realizou-se no dia 06 de Dezembro, no salão nobre da sede em Lisboa, a reunião de trabalho anual com todos os Núcleos da região de Lisboa. Participaram na sessão de trabalhos 15 Núcleos. No início da reunião foi assinado um protocolo de cooperação com o IASFA para exploração de áreas de interesse e apoio comuns, nomeadamente a área da Saúde e Apoio Social. A reunião foi presidida pelo Coronel Lucas Hilário, da Direcção Central, que abriu e encerrou a sessão de trabalhos.


Protocolo entre a LC e o IASFA


06.12.2010 - Na sede da LC e na presença da Direcção Central da Liga e o Conselho directivo do IASFA foi assinado um Protocolo de Entendimento para a exploração de áreas de interesse e apoio comuns. Numa sessão em que estiveram também presentes os presidentes dos Núcleos da grande Lisboa e Vale do Tejo, bem como toda a equipa do CEAMPS, usou inicialmente da palavra o Presidente da DC da Liga General Chito Rodrigues que salientou a importância de se ter chegado a um acordo para a assinatura deste protocolo de grande importância para as duas instituições.


Abertura oficiosa da Creche da Liga dos Combatentes, no Porto


02.12.2010 - Foi aberta oficiosamente a Creche da Liga dos Combatentes, situada no Lar dos Filhos Combatentes, no Porto. Em data a anunciar terá a sua inauguração oficial. Estão abertas as inscrições para crianças entre os 3 meses e os 3 anos de idade. A Liga dos Combatentes-IPSS, tem acordo de cooperação com a Segurança Social.


Federação Mundial Dos Antigos Combatentes (FMAC)


Conferência Internacional sobre a Legislação dos Antigos Combatentes e Vítimas da Guerra em Paris - Realizou-se em Paris, no edifício da UNESCO, de 23 a 26 de Novembro a 7.ª Conferência Internacional sobre a legislação dos Antigos Combatentes e Vítimas de Guerra. No dia 26 de Novembro comemoraram-se também os 60 anos da FMAC. Portugal esteve representado pela Liga dos Combatentes (Comandante Filipe Macedo, Pedro Correia – Canadá e Dr. António Correia) e pela Associação de Deficientes das Forças Armadas (Comendador e Presidente, José Arruda e Dr. Mário Dias)


Visita do Embaixador de Angola à Liga dos Combatentes


18.11.2010 - A convite do Presidente Da Direcção Central da LC visitou esta Instituição o Embaixador de Angola em Lisboa, Dr. José Marcos Barrica, acompanhado de uma delegação composta pelo Conselheiro da Embaixada, o Adjunto do Adido de Defesa e uma Assistente. Recebido pelo Presidente General Chito Rodrigues dirigiram-se depois para o gabinete deste, onde, na presença de toda a Direcção Central da Liga, lhe foram dadas as boas vindas.


General Chito Rodrigues agraciado com a medalha "Flames of Memory" pela Jewish War Veterans of Canada


13.11.2010 - No passado dia 13 de Novembro de 2010, durante as cerimónias comemorativas do Armistício e fim da Guerra do Ultramar, o Presidente da Direcção central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, foi agraciado com a medalha "Flames of Memory", que lhe foi atribuida pela Jewish War Veterans of Canada, testemunhando o esforço contra o ódio, o fanatismo, injustiça e a luta permanente para que a paz seja uma realidade em todo o mundo.


Comemorações do 92.º Aniversário do Armistício, do 87.º Aniversário da Liga dos Combatentes e do 36.º Aniversário da Guerra do Ultramar


13.11.2010 - Presidida pelo Exmo. Senhor Ministro da Defesa Nacional decorreram no passado dia 13 de Novembro, no Forte do Bom Sucesso, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar as cerimónias comemorativas do 92.º aniversário do Armistício, do 36.º aniversário do fim da guerra do Ultramar e do 87.º aniversário da fundação da Liga dos Combatentes. Evocação de dois momentos de paz e do aniversário da instituição que nasceu para colmatar problemas resultantes dos dois momentos de guerra. Foi assim que iniciou a sua intervenção o Presidente da Liga dos Combatentes Gen Chito Rodrigues, perante diversas individualidades onde se viam o Gen Chefe de Estado Maior da Força Aérea e os representantes do Gen CEMGFA e dos outros Ramos, da GNR e da PSP, bem com os embaixadores da França e de Angola e representantes diplomáticos da Rússia, Hungria e de Adidos de Defesa de países amigos.


  1  2  3  4  5  6