Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Inauguração do Memorial aos Combatentes em Aljubarrota


01.12.2018 - Foi inaugurado no passado dia 01 de Dezembro de 2018 um Memorial aos Combatentes em Aljubarrota, em que assistiram cerca de 100 pessoas. As cerimónias foram presididas pelo Tenente-general Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes e contaram com a presença do Presidente da CM de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, o Presidente da JF de Aljubarrota, José Severino, o Major-general Morgado da Silva, da Direção de Material e Transportes, o Presidente do Núcleo de Alcobaça, Joaquim Romão bem como os Representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes da região Oeste (Leiria, Marinha Grande, Rio Maior, Caldas da Rainha) que conferiram brilho e dignidade ao evento.


As cerimónias tiveram início pelas 11h30 com uma missa de sufrágio pelos Combatentes falecidos e de Ação de Graças pelos sobrevivos, celebrada pelo Reverendo Padre Dr. Adelino Guarda.

A inauguração do Memorial teve honras militares a cargo de uma Secção do Regimento de Artilharia nº 4 e bênção do local, seguindo-se a cerimónia de homenagem aos Mortos, com deposição de uma coroa de flores e guardado um minuto de silêncio em memória daqueles que combateram e deram a vida pela Pátria.

Após a homenagem, as várias entidades usaram da palavra, tendo o Tenente-general Chito Rodrigues destacado que o Memorial simboliza os Combatentes da Grande Guerra, da Guerra do Ultramar e das atuais Operações de Paz, e ainda que Portugal de hoje também é obra dos Combatentes.

Uma nota de agradecimento ao Exército pela cedência da Chaimite para o Memorial de Aljubarrota. O almoço convívio foi servido no restaurante “A Tabanka”, em Aljubarrota, tendo decorrido com muita confraternização.