Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Visita do Presidente da FMAC a Lisboa - Museu do Combatente


20.01.2019 - Em 20 de janeiro, o Presidente da FMAC, Dan Viggo Bergtun, da Noruega, e o seu assessor, David Hasselberg da Dinamarca, visitaram o Museu do Combatente e o Forte do Bom Sucesso acedendo ao convite que lhes foi dirigido pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes,  General Chito Rodrigues. Foram recebidos pelo Presidente da Direção Central e pelo vogal da Direção Capitão-de-Mar e Guerra, Filipe Macedo e iniciaram a visita com uma explicação da história do local que envolve o Forte e a Torre de Belém (séc. XV), partida do rei D. João IV para o Brasil para não ser preso pelas tropas de Napoleão durante as invasões Francesas (séc. XIX) e o Monumento de Homenagem aos Mortos do Ultramar (séc. XX ).


Visitaram depois as lápides com os nomes dos dez mil soldados que morreram no Ultramar, a Capela e o Memorial dos Combatentes, com o túmulo do Soldado Desconhecido, passando depois, para o interior do Forte, onde visitaram a exposição das Trincheiras da Grande Guerra e as exposições temporárias que ali se encontram – Exposição do Centenário da Grande Guerra e exposição do envolvimento das tropas portuguesas nas Operações de Paz e Humanitárias.

Seguiram depois para o gabinete do Presidente da Liga onde assinaram o Livro de Honra e onde lhes foram explicados os dados da Liga, nº de Núcleos,  nº de sócios, nº de monumentos e atividades principais dos programas estruturantes.

O Presidente da FMAC, Mr. Dan Viggo Bergtun informou que ficaram muito surpreendidos e bem impressionados  com a visita e anunciou que iria condecorar o Presidente da Liga dos Combatentes com o Medalhão de Honra da FMAC, que premeia o trabalho e os esforços das Associações de Combatentes, no apoio aos veteranos e vítimas de guerra  em prol da Segurança, da Paz Internacional e do Bem estar dos seus associados. O Medalhão será entregue durante a cerimónia do aniversário da ADFA a realizar em 21 de Janeiro.