Passado, Presente e Futuro

  ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Comemoração do 25.º Aniversário da Associação dos Antigos Combatentes do concelho de Cuba


15DEZ2007 - A Liga dos Combatentes esteve presente, em Cuba, no encontro anual promovido pela Associação dos Antigos Combatentes do Concelho de Cuba que coincidiu, este ano, com a comemoração dos 25 anos em que, pela primeira vez, um punhado de entusiastas daquela simpática vila alentejana, decidiu levar a efeito estes encontros anuais de confraternização.


Para este encontro foram convidadas as seguintes Entidades: Governador Civil de Beja, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, Comandante do R. I. 3, Representante da Base Aérea de Beja, Director do Departamento de Apoio aos Antigos Combatentes, representante da Direcção Central da Liga dos Combatentes, representantes do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes e o Senhor Padre Moreira.

O programa, previamente delineado, iniciou-se com a inauguração da Sede da Associação, tendo, para o efeito, sido descerrada uma lápide comemorativa pelos Senhores Governador Civil de Beja e Presidente da Câmara Municipal de Cuba, Major – General Manuel Monge e Francisco Orelha, respectivamente. No decorrer da cerimónia usaram da palavra um membro da respectiva Associação, bem como aqueles dois representantes do Poder Central e Local.

Seguiu-se um beberete, nas instalações da recém inaugurada Sede, procedendo-se, ao mesmo tempo, a uma visita breve à exposição que ali se encontrava patente, sobre temas da Guerra do Ultramar, ilustrada com fotos, mensagens e outros artigos pertencentes ao arquivo pessoal de muitos dos participantes.

O programa foi cumprido escrupulosamente com a visita ao terreno onde será construído o futuro Lar dos Antigos Combatentes do concelho de Cuba, seguindo-se a romagem ao cemitério local para prestar homenagem aos Combatentes falecidos. Posteriormente a comitiva dirigiu-se para o Jardim dos Antigos Combatentes, onde foi feita uma curta alocução por um dos membros da Comissão Organizadora e colocadas duas coroas de flores, junto ao Monumento aos Combatentes mortos em campanha, pelo Senhor Governador Civil e pelo representante da Liga dos Combatentes, a que se seguiu a celebração da missa campal.

Concluída esta parte do programa, houve lugar ao tradicional almoço de confraternização, na cantina da Escola Básica Integrada Fialho de Almeida, no decorrer do qual foram obsequiados todos os convivas com uma pequena mas significativa lembrança (um relógio eléctrico). Oferta essa que constituiu a agradável surpresa com que a Comissão Organizadora tinha previamente anunciado que iria brindar todos os participantes.

No decorrer do convívio o representante da LC, arquitecto José Eduardo Varandas, Vogal da Direcção Central, usou da palavra para enaltecer o espírito de camaradagem que caracteriza este tipo de encontros e para sublinhar o apoio que a LC, como instituição patriótica que é, nunca regateará aos que se bateram e continuam a bater por Portugal.

Voltar