Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

CONSERVAÇÃO DAS MEMÓRIAS


12.06.2019 - Prosseguindo a tarefa de recuperar Talhões de Combatentes onde repousam Militares portugueses que em diferentes momentos e locais Serviram Portugal ao Serviço das Forças Armadas, a Liga dos Combatentes efetuou a recuperação do Talhão do Cemitério de São João da Vargem, em São Tomé e do Talhão do Cemitério do Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Nestes Talhões repousam Combatentes, que durante a segunda Guerra Mundial foram destacados como Forças Expedicionárias para aqueles territórios sob administração portuguesa.


Um pouco por todo o lado, sobretudo nos PALOP, a Liga dos Combatentes vem concretizando esta tarefa de dignificação dos Talhões onde repousam Combatentes portugueses, apoiada no terreno pelos Adidos de Defesa, Delegados da Liga naqueles Países e empresas que executam a tarefa de "reconstruir" aqueles espaços cemiteriais.

Este ano de 2019 e por altura das celebrações em Cabo Verde do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, a assinalar a reconstrução do Talhão de Cabo Verde - Mindelo, teve a presença do Senhor Presidente da República Portuguesa, do Senhor Primeiro Ministro de Portugal e de outras autoridades civis e militares, Nacionais e Cabo-verdianas.

Das cerimónias que no Mindelo decorreram naquele Talhão da Liga dos Combatentes, se ilustra um pouco o ocorrido com recurso a fotografias enviadas pelo Delegado da Liga naquele País - Tenente Leonildo Cirilo Monteiro, impulsionador local de uma "obra" executada pela Empresa BENGALO.

As fotos referentes a São Tomé, menos expressivas na imagem ou dimensão da obra realizada, espelham a colaboração entre o Adido de Defesa naquele país e elementos do seu staff, com a Liga, numa clara demonstração de que quando os Homens querem e podem, a Obra Nasce.

À Liga não falta empenho e motivação para dar expressão ao conteúdo do seu Programa Estruturante "Conservação das Memórias", procurando reconstruir e posteriormente manter, espaços onde, após a missão cumprida e Tombando ao Serviço de Portugal repousam Combatentes portugueses.

Reconhecida pelo apoio local recebido nestas duas recentes "recuperações", envolvendo Recursos Humanos locais - Autoridades, Delegados da Liga e Adidos de Defesa junto da Embaixada de Portugal naqueles dois Países, a Liga sente-se apoiada e impulsionada a continuar esta sua Missão de Dignificação, em função dos recursos financeiros disponíveis e atribuídos pelo MDN, sentindo-se orgulhosa por conservar a memória daqueles que Tombaram por Portugal e vivem para sempre na nossa memória.