Passado, Presente e Futuro

  ARQUIVO DE NOTÍCIAS

75º Aniversário do Núcleo de Manteigas


15AGO2010 - A cerimónia iniciou-se com a deposição de flores na base do monumento aos Combatentes situado na Praça Central daquela vila, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas e da sua vereação, do representante da Direcção Central, CMG Filipe Macedo, de várias autoridades civis e militares e perante cerca de duas centenas de pessoas que assistiram a esta homenagem aos Combatentes que morreram pela Pátria.


Esteve presente uma força militar com um pelotão, fanfarra e requinta do Regimento de Infantaria de Viseu, que efectuou os toques da ordenança. Seguiram-se os discursos do Presidente do Núcleo, do representante do Presidente da Direcção Central e do Presidente da Câmara de Manteigas, que teceu rasgados elogios ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo a favor dos Combatentes, em geral e em especial, dos doentes e mais carenciados. O Comandante Filipe Macedo no fim do seu discurso em que se referiu aos projectos estruturantes da Liga e às missões que esta vem executando em prol do país e dos seus Combatentes, leu o diploma que foi outorgado à Câmara Municipal de Manteigas pela Direcção Central, distinguindo-a como sócio benemérito da Liga dos Combatentes, pela ajuda e apoio que tem dado ao longo de vários anos aos Combatentes daquela vila.

Seguiu-se a atribuição de medalhas das campanhas de África a 50 Combatentes daquele Núcleo, em momento de grande sentimento e patriotismo, visto que, houve alguns familiares (viúvas e filhos) que foram receber as condecorações. Seguiu-se uma missa em homenagem aos Combatentes que foi celebrada por um pároco, que também foi Combatente em África. Por fim realizou-se um almoço de confraternização que contou com cerca de 240 pessoas, no qual foram ainda distinguidos com diplomas, sócios do Núcleo com mais de 25 anos.

Voltar