Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

Inauguração da Creche da Liga dos Combatentes


11.05.2012 - Foi inaugurada oficialmente a Creche da Liga dos Combatentes, no dia 11 de Maio, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino, e pelo Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues. Contrariamente, ao que tinha sido previsto, não foi possível contar com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Marco António Costa, por razões de força maior. Apesar de só agora se ter procedido à sua inauguração oficial, a mesma já se encontra em funcionamento desde Dezembro de 2010.


Com uma capacidade para 30 utentes, totalmente preenchida, e funcionando nas instalações de uma antiga escola primária, que se encontrava desactivada, há 10 anos, este equipamento social localiza-se no Porto, no perímetro edificado do Lar dos Filhos dos Combatentes, sito na Rua da Quinta Amarela, na Freguesia de Cedofeita. O evento contou com a presença de várias entidades oficiais e outros convidados de que destacamos: o representante da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal do Porto, o Director Distrital da Segurança Social, do Comando de Pessoal do Exército, o representante do Comando Distrital da GNR, do CAS do Porto, do Comando da Zona Marítima do Norte, Comandante do BSB, Director da Messe de Oficiais do Porto, do Comandante Monteiro, antigo membro da Direcção do LFC, do Sr. Macedo Lopes, gerente da Lovimec, empresa adjudicatária da construção e dos presidentes dos Núcleos da Liga dos Combatentes do Porto, Penafiel, Espinho e Matosinhos. De salientar a presença de uma representação da Direcção Central da LC, constituída pelo seu Presidente, General Chito Rodrigues; Vice – Presidente, General Fernando Aguda; Secretário – Geral, Coronel Lucas Hilário e pelos Vogais, Tenente – Coronel Pires Martins e Arquitecto Eduardo Varandas.

A inauguração teve início pelas 11.30h, com o descerramento de uma placa, colocada na entrada principal do edifício da Creche, alusiva ao acontecimento, posto que se seguiu uma visita às instalações. Posteriormente, seguiu-se um briefing, no edifício principal do Lar dos Filhos dos Combatentes, na sala de estar, com a presença de todos os convidados. Na circunstância usou da palavra o General Chito Rodrigues, na qualidade de Presidente da LC, para fazer o historial do Lar dos Filhos dos Combatentes, referindo-se à criação da Junta Patriótica do Norte, como instituição precursora do LFC, ao impulsionar e estar na origem da fundação da sua antecessora, a Casa dos Filhos Soldados, e ao empenhamento das gentes do Norte especialmente da cidade do Porto, e da sua Câmara Municipal, como forças centrais na dinamização e desenvolvimento de acções tendentes a concretizar o apoio aos filhos dos Combatentes portugueses que se batiam pela Pátria, em França e África, nos conturbados anos de 1916 / 1918. Seguidamente o Vogal da DC, Arquitecto Eduardo Varandas, apresentou uma síntese detalhada de todas as acções desenvolvidas que estiveram na origem da construção da Creche e aquelas que se iniciaram e estavam em curso para transformar o Lar dos Filhos dos Combatentes em Lar do Combatente. Feito o ponto da situação, seguiu-se uma demorada visita às actuais instalações ciceroneada pelo Coronel Barbosa Pinto, Presidente da Direcção do LFC, que diligentemente foi respondendo às questões levantadas pelos visitantes.

A visita terminou pelas 12.30h, com um almoço de convívio, nas instalações do LFC, confeccionado pelas suas funcionárias, com a participação de alguns convidados, uma vez que diversas entidades oficiais, por compromissos assumidos anteriormente não puderam participar na refeição.

A Direcção do LFC, presidida pelo Coronel Barbosa Pinto e constituída pelo Coronel Calisto Duarte, Coronel Romeiras Guimarães e Coronel Silva Fernandes, está de parabéns pela forma eficiente e solicita como preparou e conduziu toda a logística que contribuiu para o sucesso alcançado deste evento.