Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Notícias

Academia de Marinha - Tomada de posse dos membros do Conselho Académico para o triénio 2013/2015


10.01.2013 - Teve lugar em 10 de Janeiro, na biblioteca Teixeira da Mota, em cerimónia presidida pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, o acto de tomada de posse dos titulares dos cargos estatutários no triénio 2013/2015, eleitos em 30 de Novembro de 2012 na Assembleia dos Académicos convocada para o efeito.

 


O Conselho Académico ficou assim constituído:
• Presidente – Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias
• Vice-presidente, da Classe de História Marítima – Prof. Doutor Francisco José Rogado Contente Domingues
• Vice-presidente, da Classe de Artes, Letras e Ciências – Prof.ª Doutora Maria Raquel Viegas Soeiro de Brito
• Secretário-geral – Capitão de mar e guerra Adriano Manuel de Sousa Beça Gil
• Vice-secretário, da Classe de História Marítima – Dr. João Abel Rodrigues Baptista da Fonseca
• Vice-secretário, da Classe de Artes, Letras e Ciências – Capitão de mar e guerra José Manuel Malhão Pereira.

No seu discurso de tomada de posse, depois de agradecer a presença do Almirante CEMA, dos representantes das instituições congéneres e demais convidados, o Almirante Vieira Matias reiterou o seu compromisso em “cumprir com todo o empenho, a honrosa missão que acabo de assumir e que, como aqui disse há três anos, é mais uma forma de servir o País, a Marinha e o mar que com ambos se identifica e funde. Para um velho marinheiro, trata-se de um privilégio poder exercer tais funções e, por isso, testemunho a minha gratidão à Assembleia dos Académicos por ter elegido, sem qualquer voto contra, a lista proposta para os Cargos Estatutários”.

A terminar, o Presidente da Academia de Marinha deu testemunho dos seus “profundos agradecimentos pelo elevado sentido de serviço que demonstraram ao aceitarem integrar a lista agora eleita e, assim, servirem a Academia durante mais um mandato. Trata-se de um reconhecimento que, na verdade, tem ainda uma outra componente que me compete traduzir na forma de público louvor à Senhora Professora Raquel Soeiro de Brito e ao Senhor Professor Contente Domingues, Presidentes das Classes de Artes, Letras e Ciências e de História Marítima, respectivamente, ao Senhor Secretário-Geral, Comandante Beça Gil, e aos Senhores Secretários das Classes, Comandante Malhão Pereira e Dr. João Abel da Fonseca. Trata-se de um elogio da maior justiça pela forma competente, dedicada e materialmente desinteressada como serviram a Academia, atribuindo-lhe muito do seu tempo, dos seus conhecimentos e, acima de tudo, da sua exemplar entrega aos objectivos e actividades desta Casa. Foi, e estou seguro de que continuará a ser, uma dádiva exemplar de cidadania em que o único interesse se situa no prazer altruísta da nobre causa do serviço ao País. Por isso aqui lhes endereço o meu sentido e grato louvor”.

Na alocução que então proferiu, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada reconheceu a qualidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela Academia de Marinha, na divulgação do saber e do conhecimento do mar “bem espelhada pelo conjunto de atividades realizadas nos últimos anos”, realçando “as diversas sessões culturais, a XII exposição O Mar e Motivos Marítimos, as muito merecidas homenagens ao Almirante Pereira Crespo, ao Comandante Estácio dos Reis e In Memoriam Coronel Valdez dos Santos. Gostaria de, ainda neste âmbito, realçar a realização do XII Simpósio de História Marítima, desta vez subordinado ao tema A Formação da Marinha Portuguesa. Dos primórdios ao Infante, congratulando-me com o sucesso que o mesmo obteve”.

A terminar, o Almirante Saldanha Lopes expressou que “sendo um desígnio nacional tornar o mar um vetor essencial do desenvolvimento português, incumbe a esta Academia continuar a promover iniciativas conducentes à divulgação e enriquecimento do nosso património cultural, histórico e artístico e, simultaneamente, colaborar e estreitar relações com outras entidades e instituições culturais, aprofundando o conhecimento do mar e desta forma contribuir para o prestígio da Marinha e de Portugal”. A cerimónia terminou com a apresentação de cumprimentos e felicitações ao Presidente e demais membros do Conselho Académico.

A Liga dos Combatentes esteve presente nesta cerimónia através do seu presidente, General Joaquim Chito Rodrigues.