Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Núcleo de Lixa da Liga dos Combatentes celebrou o seu 5.º Aniversário


21.06.2014 - Teve lugar no dia 21 de junho de 2014 o 5.º Aniversário do Núcleo de Lixa da Liga dos Combatentes. O evento iniciou-se com a celebração de uma missa em memória dos combatentes falecidos. É de realçar a brilhante atuação do coro da “Liga dos Combatentes”, tendo inclusive no final da celebração cantado o Hino da Liga.



Seguiu-se a procissão, procedimento inédito nos eventos da Liga dos Combatentes, que se dirigiu para junto do Monumento onde decorreram as cerimónias. Foram efetuados discursos pelas entidades que presidiram às cerimónias, onde se fizeram referências quer às efeméridas que estão a decorrer, como a passagem de Lixa a cidade. Presentes o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o 1.º Vogal da Direção central da Liga dos Combatentes, Tenente-coronel Pires Martins, o Presidente de CM de Felgueiras, Inácio Ribeiro, outras entidades militares, civis, religiosas e muito público.

Esteve também presentes nestas cerimónias uma força do Regimento de Artilharia do Porto e de uma Banda de Música filarmónica local. Foram condecorados com medalhas antigos combatentes do Ultramar. No final da cerimónia foram prestadas Honras Militares e tocados os Hinos da Liga dos Combatentes e Nacional. Após estas cerimónias deslocou-se a comitiva para a sede do Núcleo de Lixa onde foi inaugurada uma peça de artilharia que ali ficará exposta ao público.

Um grupo de jovens do Núcleo de Lixa projetou um vídeo sobre a Guerra do Ultramar e foi inaugurada um exposição fotográfica, também ela alusiva ao tema Guerra do Ultramar. Seguiu-se um almoço-convívio entre todos os presentes, com mais de 100 combatentes e suas famílias, que se iniciou pela apresentação pública da orquestra infantil do Núcleo.