Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Conservação das Memórias - Operação NOVA FRENTE 6


08.07.2014 - Terminou a Operação Nova Frente 6 que decorreu em Moçambique entre 16 de Junho e 4 de Julho. A Equipa da Liga dos Combatentes deslocou-se para Maputo onde em 17 de Junho apresentou cumprimentos às autoridades portuguesas, Embaixador e Adido de Defesa, tendo posteriormente sido recebida pelo Secretário-geral da Associação de Combatentes da Luta de Libertação Nacional Moçambicana, entidade que convidou para visitar a LC no mês de Outubro deste ano, convite que foi aceite. Deslocando-se para a Província de Cabo Delgado, a Equipa da LC desenvolveu a sua atividade em Pemba, Mocímboa da Praia, Palma, Mueda, Macomia, Montepuez, tendo posteriormente desenvolvido a sua atividade na Província de Nampula.


As atividades mais relevantes concretizadas ocorreram inicialmente em Mocímboa da Praia com a exumação de 23 campas, prosseguiram em Pemba com a adjudicação da requalificação do Talhão da LC no cemitério da cidade; em Palma com a tentativa de exumação de uma campa que não foi possivel concretizar; em Mueda com o detalhado reconhecimento ao Talhão da LC e que se definiu irá ser requalificado e dignificado; com a deslocação para Macomia onde se efetuou uma exumação no cemitério da Missão Católica de São João Bosco; com o reconhecimento ao Talhão da LC em Montepuez e por fim com a cerimónia de preparação das urnas e deposição no ossário da Liga no cemitério de Nampula com a presença da Cônsul Honorária de Portugal naquela cidade e de todos os militares portugueses que servem na Cooperação Técnico Militar naquela cidade.

Foi importante o apoio das autoridades administrativas moçambicanas a toda a Operação Nova Frente 6, realçando-se a sua colaboração e abertura funcional às solicitações da Liga.

A Equipa de Missão da LC regressou a Portugal em 3 de Julho, após visitas de trabalho aos cemitérios e Talhões da Liga na cidade de Maputo, culminando com a apresentação de cumprimentos de despedida ao Adido de Defesa de Portugal em Maputo. Deve acrescentar-se que foram atingidos os objetivos a que a Liga se propunha, excepção feita à exumação não concretizada em Palma.