Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Aniversário do Comando Operacional da Madeira e Evocação do Centenário da Grande Guerra e Homenagem aos Madeirenses Mortos em Combate na Grande Guerra


24.03.2017 - O passado dia 24 de Março não foi apenas mais um dia evocativo e festivo para os militares e combatentes da madeira. Festejou-se o 24º aniversário do Comando Operacional do Funchal. Evocou-se o Centenário da Grande Guerra e o ataque de um submarino alemão ao Funchal. Homenagearam-se dois madeirenses mortos em Angola durante a Grande Guerra com a atribuição do seu nome a duas ruas do Funchal e descerrou-se uma lápide em sua honra. Estas ações envolveram o Comando Operacional da Madeira na pessoa do seu Comandante General Clero com a presença do General CEMGFA, general Pina Monteiro, o Representante da República na RAM,  Dr. Juiz Conselheiro  Ireneu  Barreto e o Presidente da Câmara Municipal do Funchal Dr. Cafofo.


E agora o sentido inédito e histórico para a Liga dos Combatentes e porque não para a Madeira. Pela primeira vez, todas as cerimónias referidas foram organizadas coordenadamente pelas entidades referidas com o Núcleo da Liga dos Combatentes do Funchal, o que levou á presença nas cerimónias do Presidente da Liga dos combatentes General Chito Rodrigues, no atual espaço que é sede do Núcleo da Liga dos Combatentes.

O Reconhecimento da dignidade do espaço por que somos responsáveis para uma cerimónia deste nível, irmanando numa só cerimónia as mais altas entidades civis, militares e religiosas da Madeira, antigos e actuais combatentes e população em geral, na Casa do Combatente, é pra nós altamente relevante e compensador dos extraordinários esforços feitos pela Liga dos Combatentes e pela Direcção do Núcleo, na pessoa do seu Presidente Tenente-coronel Laureano.

As cerimónias iniciaram-se com uma conferência sobre a acção dos submarinos alemães sobre a cidade do Funchal com a visão portuguesa e a visão alemão após o que usou da palavra o major general Comandante Operacional que depois deu a palavra ao Presidente da Liga dos Combatentes.

Seguidamente na parada exterior à Casa do Combatente sob a Presidência do Representante da República para a RAM e com a presença do Gen CEMGFA deu-se início à cerimónia militar evocativa dos 24 anos do Comando Operacional. Usaram da palavra o gen CEMGFA e o Major General Comandante Operacional após o que foram impostas condecorações.

Quer para esta cerimónia quer para a deposição de uma coroa de flores no monumento existente naquele espaço foi convidado o Presidente da Liga dos Combatentes a acompanhar o Representante da Republica, o General CEMGFA e o Comandante Operacional.

Do programa constou igualmente a atribuição do nome de dois madeirenses, tenente Henrique José de Sousa Machado e 2º sargento Alberto Sena Mendes, mortos na Grande Guerra, a duas ruas recentemente abertas para dar melhor acesso à Casa do Combatente. Usaram da palavra o senhor Representante e o Comandante da Câmara Municipal do Funchal que convidaram o Presidente da Liga para o descerrar conjunto de uma placa alusiva ao acto, numa das paredes exteriores da Casa Do Combatente. Seguiu-se um almoço convívio no quartel-general do Comando Operacional.

Discurso do Presidente da LC