Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

III Peregrinação Nacional dos Combatentes a Fátima


27.05.2017 - Mais uma vez os Combatentes realizaram a 3ª Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima. Foi no 27 do presente mês, que esse acontecimento ocorreu. Contando com a presença de milhares de peregrinos Combatentes e suas famílias, oriundos dos vários recantos do País, tratou-se de uma manifestação de cariz religioso em que os Combatentes quiseram expressar a sua devoção a Nossa Senhora.

A concentração iniciou-se junto à Capelinha das Aparições, pelas 11,30h, saindo o cortejo, pelas 12.15h, em direção à Basílica da Santíssima Trindade, com milhares de participantes, enquadrados por duas alas formadas pelos guiões dos Núcleos da Liga dos Combatentes, espalhados pelo País, pelos presidentes dos Núcleos e pelos membros da Direção Central da LC, Presidente General Chito Rodrigues; Secretário-geral Coronel Lucas Hilário; 1.º Vogal Administrativo Tenente – Coronel Pires Martins; Secretário Tenente – Coronel Álvaro Diogo; Vogal Coronel José Maria Gardete e o Vogal Arquiteto Eduardo Varandas.

Na Basílica da Santíssima Trindade foi celebrada uma eucaristia, pelas 12.30h, por D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, com a participação meritória do Coro do Núcleo da Batalha da LC. Sua Excelência Reverendíssima centrou a sua homilia no contexto da 1.ª Guerra Mundial e das Aparições, colocando ênfase na frase do Papa Francisco, proferida por ocasião da sua recente visita ao Santuário. Sua Santidade realçou o significado teológico da luz contra as trevas. De destacar que a Basílica se apresentava repleta de fiéis.

Terminada a eucaristia, os Combatentes e seus familiares dirigiram-se aos restaurantes para tratar do corpo, tendo outros almoçado ao ar livre com o farnel que trouxeram de casa, regressando, aos seus lares, mais realizados e confortados, depois desta jornada carregada de grande significado espiritual, constituindo já um marco na vida da nossa Instituição, também ela feita de eventos desta natureza e não apenas de reuniões, convívios e outros encontros de cariz profanos.