Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

4.º Aniversário do Núcleo de Cantanhede


01.07.2017 - Em 1 de julho comemorou-se o 4.º aniversário do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, assinalando-se o momento festivo com várias componentes que deram corpo às cerimónias programadas pelo Núcleo e que decorreram na cidade de Cantanhede. A Direção Central da LC esteve presente nas cerimónias com o Vice-presidente da LC e com o Coronel coordenador do programa Fim do Império, Coronel Manuel Barão da Cunha. O programa teve início com uma sessão de boas vindas na Câmara Municipal de Cantanhede, tendo o Presidente da CMC – Dr. João Moura, apresentado cumprimentos à LC, congratulando-se pela sua participação nas cerimónias e dirigindo palavras estimulantes ao Núcleo de Cantanhede da LC pelo labor por este desenvolvido na cidade.


O Vice-presidente da LC saudou o Presidente da CMC e toda a edilidade presente, agradecendo a distinção do momento proporcionado à Liga, a gentileza de que se revestia e o significado de exemplar convivência entre a Autarquia e a LC. Estiveram presentes na cerimónia de receção na CMC, além das entidades já referidas, o Vice Presidente da CMC – Dr.ª Helena Teodósio; o representante da Assembleia Municipal de Cantanhede – Dr. Maia Gomes; a Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça – Dr.ª Aidil Machado; a Direção do Núcleo de Cantanhede da LC e o Presidente da Assembleia-geral do Núcleo – Major General Idílio Freire; o Comandante do Destacamento da GNR de Cantanhede; Oficiais em representação do Comandante do RI 10, do Comando da Brigada de Intervenção e da sua Unidade de Apoio; Presidentes dos Núcleos de Coimbra e Oliveira do Bairro; muitos Combatentes e seus familiares, bem como famílias dos Combatentes da Grande Guerra nesta data transladados do talhão em que estavam inumados para o ossário para o efeito construído no Cemitério Municipal de Cantanhede.

A cerimónia prosseguiu com uma Celebração Eucarística na Igreja Matriz da Cidade sendo celebrada pelo Padre João Pedro, Pároco de Cantanhede, tendo de seguida os convidados rumado ao monumento aos Combatentes do Ultramar onde foi deposta uma coroa de flores e prestadas as honras militares regulamentares.

Seguiu-se a inauguração do ossário da Liga dos Combatentes no cemitério Municipal, obra nascida do empenho conjunto da Câmara Municipal de Cantanhede e Núcleo da LC, sendo oradores na cerimónia o Vice Presidente da LC – Major General Fernando Aguda e o Presidente da CMC. No que concerne ao ossário, obra construída a expensas da CMC e assessorado conceptualmente pelo Núcleo, traduz-se num “monumento” bonito, bem decorado e que infunde muita dignidade a quem o vê e a ele se desloca para recordar os seus familiares.

Finda a cerimónia de inauguração, com a presença da edilidade da CMC, entidades convidadas, muitos familiares e uma Secção de Atiradores do Regimento de Infantaria 10, teve lugar o almoço nas instalações dos Bombeiros de Cantanhede, constituindo um momento de confraternização e salutar convívio, durante o qual usou da palavra o Presidente do Núcleo historiando os 4 anos de vida deste e perspectivando atividades futuras. Foram condecorados com a “Medalha das Campanhas” quatro Combatentes e distinguido um outro com Diploma de Testemunho de Apreço, por ter sido Porta Guião do Núcleo por forma disponível e muito elevada.

Pelas 16 horas decorreu no auditório da CMC, sob a presidência do Vereador da Cultura da CMC – Dr. Pedro Cardoso a cerimónia de lançamento do livro “Descida do Amazonas”, recordando o cidadão Pedro Teixeira, nascido em Cantanhede e que se imortalizou como português servidor de Portugal, como Homem, como militar, como explorador do Amazonas e como sertanista.

A sessão prosseguiu com a intervenção do Coronel Manuel Barão da Cunha, associado da LC, Combatente e coordenador do Programa Fim do Império, apresentando o programa e elucidando os presentes sobre muitas das obras escritas sobre esta temática, sendo escutado com muito interesse pelos inúmeros participantes neste momento cultural.

As comemorações do 4.º Aniversário do Núcleo de Cantanhede constituíram um momento alto da vida deste Núcleo, foram participadas com satisfação pelas entidades convidadas e saudadas pela Liga dos Combatentes com muito agrado.