Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

4º Encontro Nacional de Técnicos da Liga dos Combatentes


20.09.2017 - Realizou-se de 20 a 23 de Setembro no Regimento Apoio Militar de Emergência (RAME) com o apoio do Núcleo de Abrantes, o 4º Encontro Nacional de técnicos colaboradores da Liga dos Combatentes. Estiveram presentes técnicos colaboradores dos CAMPS de Lisboa, Loulé, Beja, Évora, Porto, Coimbra, Beira Interior e Ilha Terceira, das áreas da psicologia clínica e da saúde e serviço social. O Secretário-Geral, Coronel Lucas Hilário, esteve presente na cerimónia e almoço de abertura e o Sr. General Presidente participou na cerimónia e almoço de encerramento, como forma de manifestarem o reconhecimento e apreço pelo trabalho que está a ser desenvolvido nos CAMPS. O encontro foi organizado e preparado tecnicamente pelo CEAMPS, com o apoio incondicional, logístico-administrativo do Núcleo da Liga de Abrantes em parceria com o Comando do RAME.


Foram 4 dias intensivos de formação/aprendizagem contínua, das 09h às 19h de acordo com um plano de formação estruturado e criado especificamente para ir de encontro às necessidades dos técnicos que prestam apoio médico, psicológico e social aos combatentes e famílias.

O objetivo da realização deste encontro visou não só a formação e crescimento pessoal, o desenvolvimento da comunicação, o reforço das relações interpessoais e o melhoramento do trabalho em equipa, assim como a integração de novos elementos e partilha de experiências de práticas e metodologias de trabalho dos CAMPS.

Ao longo destes 4 dias o sentimento geral foi que o objetivo que traçamos para o encontro foi plenamente conseguido, identificando algumas fragilidades que é preciso corrigir e reforçando as enormes potencialidades da rede de Núcleos existente na Liga de modo a criar condições para o crescimento e melhoramento das respostas ao nível dos cuidados de saúde e apoio social.

No decorrer destes anos tem existido uma exigência permanente de adaptação dos técnicos por forma a encontrar respostas mais adequadas às perturbações psicológicas e necessidades de carácter social e sobretudo nas incapacidades apresentadas na idade mais avançada. Neste sentido a Liga irá continuar a fazer todos os esforços no intuito de dotar os seus técnicos de formação e assim dar uma resposta mais eficiente aos novos desafios com que nos vamos deparando diariamente.

Nestes dias foi também possível sentir que todos os técnicos continuam fortemente comprometidos com a nossa missão de apoio aos combatentes e seus familiares.
Um agradecimento especial ao Presidente do Núcleo de Abrantes, Sérgio Matos e à sua equipa de Direção pela forma como nos acolheram e acompanharam durante estes dias e nos proporcionou as condições de apoio logístico e de visitas turísticas, extra horário de trabalho, para que todos se sentissem confortáveis.