Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

  Notícias

Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes celebrou o seu 93º Aniversário


30.09.2017 - No dia 30 de Setembro de 2017, no Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), sediado no Quartel de São Lourenço o Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes celebrou o seu 93º Aniversário. Este evento simbólico contou com a presença do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, ao qual lhe foi prestada guarda de honra aquando da sua chegada ao RAME e reuniu mais de duas centenas de militares, antigos combatentes e familiares. Os convidados do 93º aniversário do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes começaram a concentrar-se pelas 10h30 junto do Monumento em Homenagem aos Mortos em Combate.


Foi nesse local, perto da Porta de Armas do RAME, onde decorreram as cerimónias oficiais presididas pelo Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, ladeado pelo Comandante do RAME, Coronel César Reis, o Presidente do Núcleo de Abrantes, Sérgio Augusto de Matos, e a restante Direcção.

Mais de duas centenas de pessoas confirmaram presença numa manhã em que estiveram representados os núcleos da Liga dos Combatentes de Vila Franca de Xira, Santarém, Rio Maior, Torres Novas, Entroncamento / Vila Nova da Barquinha, Castelo Branco e a Companhia de Caçadores 4241/72 que prestou serviço em Moçambique, mais precisamente em Chipera (Tete) e Gorongosa (Beira), entre 6 de agosto de 1972 e 29 de setembro de 1974.

Após a cerimónia de homenagem aos militares mortos em combate na qual foram recordados os que pertenceram à companhia de Caçadores 4241/72, teve lugar uma missa solene, na capela do RAME. Seguidamente no Auditório do Regimento de Apoio Militar de Emergência, a fadista Joana Cota acompanhada dos seus guitarristas cantou dois fados de sua autoria. Seguiu-se a condecoração de três combatentes com a medalha comemorativa das campanhas, e foram agraciados dois sócios com 25 anos de inscrição na Liga dos Combatentes, aos quais lhes foi entregue o diploma de apreço e um medalhão. Foram ainda entregues alguns diplomas do programa estruturante “Passagem de testemunho” projecto “DOS AVÓS AOS NETOS”.

Após algumas alocuções por parte das várias entidades políticas e militares presentes na cerimónia, foi a vez do Exmo. General Chito Rodrigues proferir algumas palavras, referindo fazendo ênfase a que o momento vivido é dos militares, dos antigos combatentes e familiares desses combatentes, mas, também um momento de reflexão sobre a memória daqueles que caíram ao serviço de Portugal.

O Presidente da Liga dos Combatentes destacou ainda a antiguidade da entidade aniversariante que, nas suas palavras, “praticamente nasceu com a própria Liga no final da Primeira Grande Guerra”. O núcleo abrantino foi fundado a 29 de setembro de 1923 como uma das oito sub-agências da então chamada Liga dos Combatentes da Grande Guerra e teve como primeiro presidente Tiago Dias do Nascimento.

Para terminar as cerimonias do 93º Aniversario do Núcleo de Liga dos Combatentes de Abrantes foi servido um almoço convívio com animação, no qual estiveram presentes as diversas entidades convidadas e cerca de 150 sócios que se quiseram juntar à Direção para a realização deste evento.