Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

  Notícias

Peacekeeping Day - Sob a Presidência de S. Exa. o Presidente da República, Homenagem no Museu do Combatente - Monumento aos Combatentes do Ultramar, aos Capacetes Azuis da ONU e Inauguração da Exposição da Liga dos Combatentes, dos 70 Anos da ONU e dos 25 Anos do Contingente Btm4 - Onumoz.


29.05.2018 - Com o dia enevoado, e as peças de artilharia para as salvas devidas já colocadas em frente à Torre de Belém, as Forças Armadas e de Segurança começaram a chegar ao Monumento aos Combatentes do Ultramar para o início do treino que começou às 09h00 do dia 29 de Maio – onde se comemorou o Dia das Operações de Paz (Peacekeeping day). Com o treino da cerimónia coordenado pelo Exército, após o toque a formar foram integrados os estandartes nacionais das forças presentes, estando entre eles o da Liga dos Combatentes. Do lado direito em frente à parada militar encontravam-se um grupo de capacetes azuis com o seu primeiro comandante, Major-general Pinto de Castro, o primeiro contingente português a integrar as forças da ONU, BTM4, ONUMOZ.


Pelas 10h35 com a formatura pronta começaram a chegar os convidados, Chefes do Estado-Maior dos Ramos, S. Exa. o Almirante CEMGFA, Secretária de Estado da Administração Interna e Ministro da Defesa Nacional e finalmente S. Exa. o Presidente da República, sendo recebidos um a um pelo Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues que os acompanhou às tribunas e pelas 11h00, com o Ministro da Defesa Nacional e Almirante CEMGFA foram receber S. Exa. o Presidente da República, conduzindo-o à tribuna da presidência após saudação aos estandartes presentes.

Após as honras regulamentares foi executada uma salva de tiros por uma bateria do Exército, revista às forças em parada, constituídas por Banda da Força Aérea, Bloco de estandartes nacionais, Grupo de Comando, Batalhão a cinco Unidades de Escalão Companhia, sendo uma de cada Ramo, uma da GNR e outra da PSP, seguida de alocução alusiva às comemorações por S. Exa. o Presidente da República.

Após o desfile das forças em parada, com guiões de diversos Núcleos da Liga dos Combatentes, deu-se início à cerimónia de deposição de flores, homenagem aos Capacetes Azuis mortos em combate, nomeadamente pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Almirante CEMGFA, Ministro da Defesa Nacional e Presidente da República, ouvindo-se os toques do silêncio, de homenagem aos mortos, e alvorada, pela fanfarra constituída por terno de clarins e requinta.

No final da cerimónia militar, S. Exa. o Presidente da República e os presentes dirigiram-se para a Sala Aljubarrota no Museu do Combatente, onde se encontravam as exposições da Liga dos Combatentes sobre os 70 Anos da ONU, exposição concebida e coordenada por Isabel Martins do marketing do Museu do Combatente, e também com fotos da exposição de 2017 coordenada pelo Major General Aguda e pelo departamento de exposições da Liga dos Combatentes, e a exposição sobre o BTM4, coordenada pelo General Rosas Leitão, que em dada altura foi comandante do BTM4 – ONUMOZ e gentilmente cedida pelo Exército, e apoio do CET (Cor. Marques da Silva) e da DCSI (Major Alves). As exposições tiveram o apoio nas montagens da Logística do Museu do Combatente e de um grupo de militares orientados pela Capitão Ana Costa.

Na descida à parada antes de entrar na Sala Aljubarrota o Presidente da República cumprimentou todos os militares da BTM4 presentes que se tinham colocado formando alas por entre as quais passou o Presidente da República e convidados, aos quais, iam entregando livretos sobre a ONUMOZ E MINUSCA, tendo de seguida, acompanhado pelo Presidente da Liga dos Combatentes que lhe explicava o trabalho desenvolvido painel a painel, iniciado a visita às exposições e manifestando o seu apreço pela mesma.
Isabel Martins, Depto. Marketing FBS