Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  Biblioteca e Arquivo Fotográfico >> Biblioteca


BIBLIOTECA
DA LIGA DOS COMBATENTES


A Biblioteca da Liga dos Combatentes foi criada em 1923, sendo o seu primeiro responsável bibliotecário, o Dr. Alberto MacBride. Está localizada no edifício Sede da instituição e encontra-se dependente da Direção Central, na figura do Vogal-Bibliotecário e Diretor do Museu, integrando o conjunto de órgãos de âmbito cultural da instituição.

A Biblioteca da Liga dos Combatentes é vocacionada para a temática dos dois grandes conflitos militares que marcam a História de Portugal: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Guerra do Ultramar (1961-1974), bem como para a temática das Operações de Paz. O seu acervo também é composto por obras sobre a Segunda Guerra Mundial, propaganda de diversos países e documentos sobre a instituição.


Clique na imagem para aceder ao catálogo da Biblioteca


Contactos: Rua João Pereira da Rosa, 18 - 1249-032 LISBOA - Tlf: 21 346 82 45/6 - Email: biblioteca@ligacombatentes.org.pt



REDE DE BIBLIOTECAS DA DEFESA NACIONAL

A Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional (RbDN) surge de uma ambição com vários anos de unir as bibliotecas militares e de Defesa. Conta, em 2019, com a participação de 26 bibliotecas, três das quais dos Serviços Centrais do MDN - a Biblioteca da Secretaria-Geral, Biblioteca do Forte de São Julião da Barra e Biblioteca do IDN. Integra também a Biblioteca da Liga dos Combatentes. Dos Ramos participam 22 bibliotecas: dez bibliotecas do Exército, seis da Marinha e seis da Força Aérea.

Aproveitando as funcionalidades disponibilizadas pelas tecnologias de informação e comunicação, a Biblioteca da Liga dos Combatentes juntou-se à RBDN, no ano de 2015, e passou a estar capacitada de um conjunto de ferramentas e serviços que não dispunha anteriormente.

Clique na imagem para aceder ao catálogo da Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional