Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  CEAMPS

 
É um órgão de apoio e aconselhamento da Direcção Central (DC) da Liga dos Combatentes. Tem os seguintes objectivos:
 
 
a) Desenvolver, promover e realizar estudos e projectos de investigação, na área da medicina, psicologia e serviço social tendo em consideração os objectivos e necessidades da Liga dos Combatentes e dos Combatentes em geral.

b) Estudar e reflectir sobre a legislação existente, em resposta aos Combatentes, elaborando pareceres que facilitem à DC a resolução de problemas existentes.

c) Recolher todos os elementos escritos ou registados em qualquer outro suporte (óptico, magnético e outros) com vista ao aumento das fontes de análise e pesquisa à sua disposição e enriquecimento do património próprio ou da Biblioteca da LC.

d) Promover a cooperação e parcerias entre a LC e outras Instituições privadas ou públicas.

e) Apoiar a promoção de Seminários, Colóquios, Conferências, ou outros eventos neste âmbito.

f) Promover a divulgação de estudos, projectos de investigação e outras actividades desenvolvidas pela LC, ou em parceria com outras Instituições.

 
 
 
COMPOSIÇÃO: O Presidente do CEAMPS é o Presidente da Liga dos Combatentes, tendo como Secretário o Vogal Secretário e nele participam os elementos designados pelo Presidente da LC.

1. São Membros Permanentes os elementos especializados ao serviço da DC da LC.

2. São Membros Convidados, individualidades, sócios da LC, que pelo seu "curriculum" académico, experiência profissional, gosto pela investigação e ligação a matérias correlacionadas com os objectivos do CEAMPS, sejam convidadas e aceitem integrá-lo.

3. São Membros Eventuais, os sócios que pelos seus conhecimentos específicos de elevado e reconhecido mérito, em matérias de interesse do CEAMPS, possam contribuir para a consecução dos seus objectivos e que de facto sejam convidados a integrá-lo temporariamente.


FUNCIONAMENTO: O CEAMPS funciona com base no trabalho individual, ou colectivo, dos seus membros. A cooperação do CEAMPS como um todo e de cada um dos seus membros em particular, com a LC, é imprescindível e o seu produto deverá ser acolhido como Parecer e Conselho Superior da Direcção Central e do seu Presidente. Para além de órgão de apoio e aconselhamento, o CEAMPS tem também funções executivas. Desenvolve a sua acção através do Centro de Estudos e Projectos de Investigação (CEPI), dos Centros de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS) e do Centro de Apoio à Inclusão Social (CAIS).

Os CAMPS: São estruturas de Apoio Médico, Psicológico e Social. Actualmente estão a funcionar o CAMPS 1 (Lisboa e Vale do Tejo); CAMPS 2 (Sul e Algarve – Núcleo de Loulé); CAMPS 3 (Norte – Núcleo do Porto); CAMPS 4 (Centro – Núcleo de Coimbra); CAMPS 5 (Norte Interior – Núcleo de Chaves) e CAMPS 6 (Alto Alentejo – Núcleo de Évora), abrangendo todas as zonas do país com ligação aos Núcleos da LC (85) que funcionam como Postos de Triagem e Encaminhamento. Os CAMPS são constituídos por equipas multidisciplinares (Médicos, Psiquiatras, Psicólogos Clínicos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermagem, etc.) centradas no combatente e sua família.

O CAIS: Destina-se a apoiar os combatentes e famílias de combatentes em situação de pobreza e em risco de exclusão social, e a grupos vulneráveis e excluídos (combatentes sem-abrigo e dependências), promovendo caminhos para uma verdadeira inclusão social. Através do Ministério da Defesa Nacional e em colaboração com a Direcção Regional de Saúde das Ilhas da Madeira e Açores pretendemos, em 2011, criar Gabinetes de Apoio Psicossocial (GAP) para apoio aos combatentes e famílias dos Núcleos do Funchal, Ponta Delgada e Terceira.