Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 








 
 

  Eventos

152.º Aniversário do combate de Camerone


25.04.2015
- Vai comemorar-se junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, às 11h00, o 152.º Aniversário do combate de Camerone, com homenagem aos soldados da Legião Estrangeira mortos nos diferentes campos de batalha. A Legião Estrangeira Francesa é uma unidade militar da França, criada no século XIX, actualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo. A sua função sempre foi a de defender os interesses da França junto às suas colónias na África, no oceano Pacífico, na América do Sul e no Caribe.



Comemoração do ANZAC DAY


25.04.2015
- O ANZAC Day - É o dia solene de recordação de todos os soldados da Austrália e da Nova Zelândia que lutaram e morreram em guerra. A própria data marca o aniversário do desembarque das tropas da Austrália e Nova Zelândia – ANZAC - na península de Gallipoli em 1915. Milhares perderam a vida na campanha de Gallipoli: 8.709 soldados da Austrália e 2.779 soldados da Nova Zelândia estavam entre os 44.000 tropas aliadas que pereceram, enquanto que o Império Otomano perdeu mais de 86.000 combatentes.



Comemoração do Centenário da Batalha de Çanakkale


24.04.2015 - No dia 24 de Abril 2015, a Embaixada da Turquia, por ocasião do Centenário da Batalha de Çanakkale comemorado hoje na Turquia com a Cimeira da Paz, e nos dias 24 e 25 de Abril em Gallipoli com várias cerimónias, fará a deposição de uma coroa de flores junto do Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, e em homenagem às cerca de 500.000 vidas perdidas durante esta guerra.



Exposição - “A Trincheira", no Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Em 24 de Março de 2014 foi inaugurada no Museu do Combatente uma exposição temática única em Portugal, a qual simula a vida dos soldados portugueses numa trincheira da I Guerra Mundial.  A exposição surge no âmbito da evocação nacional do primeiro centenário da “Grande Guerra” e estará patente no Museu durante todo o período que assinala esta efeméride (de 2014 a 2018). Ao entrar neste espectáculo temático ficará frente a frente com os heróicos soldados portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial, estará retratada de forma realista a vida nas Trincheiras, onde os soldados passavam longos períodos de tempo, apenas a um passo entre a vida e a morte.