Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  Eventos

Exposição de Pintura, Fotografia, Medalhismo e Ex-Votos


18.09.2014 - A inaugurar em 18 de Setembro e até 18 de Outubro a nova exposição do Museu do Combatente subordinada ao tema : “O Mar e… A espera”…a celebrar os 50 anos do Curso Hermenegildo Capelo da Escola Naval, com exposição de fotografioas, pinturas, ex-votos e medalhismo naval. Na inauguração será lançado um número especial da revista Tridente da Escola Naval.



Corrida e Marcha dos Combatentes pela Paz


28.09.2014 - No dia 16 de Setembro teve lugar no Museu do Combatente a conferência de imprensa para apresentação da Corrida e Marcha/Caminhada dos Combatentes pela Paz. O General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes e o Comendador José Arruda Presidente da ADFA  tomaram a palavra para apresentação dos objectivos deste evento, sendo secundados pelo Sr. Prof. Fernando Fernandes, director da corrida, que fez uma exposição sobre a parte técnica e regulamento. Seguidamente tomaram a palavra o Sr. Pedro Franco – presidente da ACCL  (Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa), o Dr. Paulo Rocha representante do IPDJ (instituto português do desporto e juventude). Estiveram também presentes José Henriques, Presidente da Federação das Colectividades do distrito de Lisboa, José Pavoeiro da ADFA com uma excelente apresentação em PowerPoint dos objectivos e organização deste evento e sobre o Dia Internacional da Paz – 21 de Setembro, e vários elementos e sócios da ADFA, Liga dos Combatentes e outras instituições.



Exposição - “A Trincheira", no Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso (junto à Torre de Belém) - 24 de Março de 2014


Em 24 de Março de 2014 foi inaugurada no Museu do Combatente uma exposição temática única em Portugal, a qual simula a vida dos soldados portugueses numa trincheira da I Guerra Mundial.  A exposição surge no âmbito da evocação nacional do primeiro centenário da “Grande Guerra” e estará patente no Museu durante todo o período que assinala esta efeméride (de 2014 a 2018). Ao entrar neste espectáculo temático ficará frente a frente com os heróicos soldados portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial, estará retratada de forma realista a vida nas Trincheiras, onde os soldados passavam longos períodos de tempo, apenas a um passo entre a vida e a morte.