Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 

 

 

 

 

 








 
 

  MENSAGEM DO PRESIDENTE




BEM-VINDO,
POR PORTUGAL




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues



Combatentes!
Alguém parece chamar novamente por nós! O mesmo Alguém que nos levou a pegar em armas, leva-nos hoje a pegar nas Forças Morais que nos unem, para nos colocarmos ao lado dos que acreditam que os valores intrínsecos da sociedade portuguesa são, sem dramatismos, necessários e suficientes para que o Portugal Europeu, o Portugal Atlântico, o Portugal Ibérico, seja cada vez mais Portugal.

Camões foi o nosso maior poeta. Mas não o nosso maior profeta!
Não morreu afinal, como julgava, com a Pátria.
Quase quinhentos anos depois aqui estamos na defesa dessa mesma Pátria.

Combatentes Portugueses:
O nosso potencial como país, na cena internacional, é realmente um produto de Forças Materiais por Forças Morais. A dimensão das nossas Forças Materiais pode ser aumentada exponencialmente se, para consumo externo, as capelinhas se transformarem em Catedrais à nossa dimensão, mas Catedrais; se a inveja do próximo e do vizinho se transformar em cooperação e união para projecção externa; se acabarmos o começado, o ainda não acabado; se os projectos forem grandes nacionais e não individuais ou partidários; se dezenas e dezenas de empresários que emolduram comitivas representem não dezenas e dezenas de vontades mas dois ou três grandes objectivos anteriormente acordados como comuns. Porque não encontramos internamente a nossa dimensão máxima, antes de partirmos à descoberta de um mundo organizado e hostil?

Quando substituímos a imagem da improvisação pela imagem da organização? Essas Forças Materiais, ainda assim, conscientemente, de reduzida dimensão externa relativa, se forem multiplicadas por Forças Morais significativas, poderão conduzir a um produto altamente competitivo. Acabemos com o massacre e auto flagelação diários de escárnio e mal-dizer. Acabemos com a exploração do sórdido e da fase negativa da vida. Mostremos à Juventude que a vida vale a pena ser vivida. Que a face positiva da vida é que conduz ao sucesso individual e colectivo.

- Ó Comunicação Social! Tu que formas a opinião pública, dá a volta por cima. Mostra aos portugueses a sua alegria de viver! Ela é forçosamente maior que a sua tristeza! Não chafurdes na lama quando o céu e as estrelas vendem mais força e mais esperança.

Quando os nossos governantes e políticos negociarem na defesa dos interesses de Portugal, como serão fortes, quando perante outros, se potencializarem as Forças Materiais e as Forças Morais, para que em cada momento o seu produto seja máximo.

Combatentes!
Está nas mãos da Geração dos 25 aos 50 anos a conquista de um novo sorriso para Portugal! Que esse sorriso seja o sorriso de uma “Sociedade em Rede” de sucesso. Os Combatentes de Portugal estão, como sempre, disponíveis para ajudar Portugal a sorrir. Seja ele Portugal Europeu, Portugal Atlântico ou Portugal Ibérico.