Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

Faleceu dia 28 de Julho, o Tenente-coronel Carlos Manuel da Silva Tavares Correia, sócio n.º 159.517 da Liga dos Combatentes


Colaborador da LC, onde vinha, nos últimos anos, prestando a sua proveitosa colaboração no âmbito do Programa Estruturante “Conservação das Memórias”, foi um militar brioso e cumpridor, no desempenho das várias funções de que foi incumbido durante as sua carreira militar e no período em que permaneceu na LC. Combatente de fortes convicções patrióticas, iniciou a sua vida militar como alferes, tendo nessa qualidade integrado uma companhia operacional que prestou serviço na Guiné, nos anos de 1970 - 72. No âmbito do Programa “Conservação das Memórias”, integrou, ainda, quatro missões na Guiné – Bissau e cinco em Moçambique, cuja acção dedicada e voluntariosa muito contribuiu para o êxito das mesmas.


IX Convívio dos Combatentes de Marco de Canaveses


27.07.2014 - O Núcleo da LC de Marco de Canaveses comemorou com o IX Convívio dos Combatentes do Concelho de Marco de Canaveses, a data da inauguração do monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar, prestando homenagem aos Combatentes vivos e aos 48 Tombados em Combate. A cerimónia iniciou-se pelas dez horas com o hastear da Bandeira Nacional, prosseguindo com a execução das Honras Militares, alocuções pelo Presidente do Núcleo da LC, Vice-presidente da LC e Presidente da Câmara Municipal e deposição de coroas de flores.


Núcleo de Espinho inaugura Monumento aos Combatentes do Ultramar - Freguesia de S. Félix da Marinha


20.07.2014 - O Núcleo de Espinho da Liga dos Combatentes,  e a Junta de Freguesia de S. Felix da Marinha, procederam no dia 20 de julho de 2014, no cemitério de S. Felix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, à inauguração de um monumento de homenagem aos combatentes falecidos na Guerra do Ultramar. O Presidente do Núcleo de Espinho, José Ganilho, agradeceu a prestimosa colaboração do Pároco Joaquim Paiva e do Presidente da Junta de S. Felix da Marinha, Carlos Pinto. Estiveram presentes na cerimónia, várias entidades militares e civis, entre as quais dos Núcleos do distrito de Aveiro, da Cruz Vermelha de Espinho e dos Bombeiros Voluntários de Espinho.


Campanha Exclusiva para Associados da Liga dos Combatentes / Vodafone


A Liga dos Combatentes assinou um Protocolo para uma Campanha Exclusiva com a Vodafone, designada “Campanha de Associados”, que tem por objectivo diminuir os custos das comunicações móveis dos seus Sócios. 


CEMGFA General Pina Ponteiro recebe no Forte do Bom Sucesso o General Zhang Yang, Chefe do Departamento Geral da Política do Exército Popular de Libertação da China


15.07.2014 - No dia 15 de julho de 2014 uma delegação de oficiais chineses dirigida pelo General Zhang Yang foi recebida junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar pelo General CEMGFA Pina Monteiro, afim de ali serem prestadas as Honras Militares. Presente também, o General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes.


Atribuição do Prémio Liga dos Combatentes aos alunos melhor classificados do Tirocínio para Oficial (TPO) das Armas do Exército


15.07.2014 - Terminou no dia 15 de julho de 2014, na Escola das Armas, em Mafra o Tirocínio dos Aspirantes das Armas de Artilharia, Cavalaria e Infantaria. A Direção Central da Liga dos Combatentes decidiu atribuir aos alunos melhor classificados, o Prémio Liga dos Combatentes. Presidiu à cerimónia o Tenente-general Frederico José Rovisco Duarte, Comandante da Instrução do Exército. Após a fotografia tradicional houve uma sessão solene em que intervieram os três diretores dos cursos, após o que foram entregues os respetivos diplomas.


Sezures Inaugura Monumento aos Combatentes do Ultramar


13.07.2014 - Em Sezures, com o apoio do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, da população local representada pelo seu Presidente de Junta e do Sezurense Major-general Manuel Almeida foi prestada homenagem aos mortos da freguesia caídos na Guerra do Ultramar. As cerimónias começaram com uma evocação religiosa com a presença do Vice-presidente da Câmara de Penalva do Castelo, o Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues, muita população e Combatentes do Ultramar. Finda a missa todos os participantes se deslocaram em procissão até ao cemitério local, onde ia decorrer a cerimónia de inauguração do Monumento.


Conservação das Memórias - Operação NOVA FRENTE 6


08.07.2014 - Terminou a Operação Nova Frente 6 que decorreu em Moçambique entre 16 de Junho e 4 de Julho. A Equipa da Liga dos Combatentes deslocou-se para Maputo onde em 17 de Junho apresentou cumprimentos às autoridades portuguesas, Embaixador e Adido de Defesa, tendo posteriormente sido recebida pelo Secretário-geral da Associação de Combatentes da Luta de Libertação Nacional Moçambicana, entidade que convidou para visitar a LC no mês de Outubro deste ano, convite que foi aceite. Deslocando-se para a Província de Cabo Delgado, a Equipa da LC desenvolveu a sua atividade em Pemba, Mocímboa da Praia, Palma, Mueda, Macomia, Montepuez, tendo posteriormente desenvolvido a sua atividade na Província de Nampula.


Homenagem da cidade de Chaves ao Marechal Costa Gomes, no dia do centenário do seu nascimento


30.06.2014 - Na cidade de Chaves a Câmara Municipal através do seu presidente, Arqt.º António Cândido Monteiro Cabeleira, levou a efeito uma homenagem ao Marechal Francisco da Costa Gomes, por ocasião da passagem do centenário do seu nascimento. Presentes o CEMGFA, General Pina Monteiro, o CEME, General Carlos Jerónimo, deputados à Assembleia da República, Secretário-geral da Presidência da República, Diretor da Presidência do Museu da República e o Presidente da LC, General Chito Rodrigues..


Presidente da Liga dos Combatentes no cemitério de Richebourg L’Avoué junto da campa de João Augusto Ferreira de Almeida


26.06.2014 - O Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, no cemitério de Richebourg L’Avoué, junto da campa de João Augusto Ferreira de Almeida, Talhão B, Fila 6 e coval 19, sepultado ao lado dos seus camaradas mortos em campanha, tendo sido o único militar português fuzilado durante a Primeira Grande Guerra e de quem a Liga dos Combatentes, ouvidos a Direção Central, o Conselho Supremo e a Assembleia-geral e na linha de outras personalidades, pensa ser oportuno, na Evocação do Centenário da Primeira Grande Guerra, sustentar uma proposta de reabilitação da memória que contemple o perdão ou amnistia a título póstumo deste combatente, tal como aconteceu no Reino Unido aos seus combatentes fuzilados e em cujo Exército o CEP estava integrado.


Homenagem do Primeiro-ministro Dr. Passos Coelho aos Combatentes da IGG no Cemitério de Richbourg 


26.06.2014 - O Primeiro-ministro Dr. Passos Coelho numa evocação do 100º Aniversário do início da IGG decidiu homenagear os Combatentes caídos naquela Guerra e visitou o Cemitério de Richbourg onde se encontram sepultados 1831 Combatentes. Presentes o Embaixador de Portugal em Paris, o Tenente-general Representante Militar do General CEMGFA em Bruxelas, o representante do Prefeito de Pas de Calais, os Presidentes das Câmaras de Richbourg e La Couture e algumas Associações Locais.


  1  2  3  4  5  6