Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues agraciado com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.


Diário da República - II Série - N.º 125, de 30.06.2015 - Despacho n.º 7138/2015 - Considerando os relevantes serviços prestados pelo senhor Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues à causa desportiva em geral e à esgrima, em particular, quer como dirigente associativo e federativo, quer em ações em prol do desporto; Considerando que, sob a direção do senhor Tenente -General Joaquim Chito Rodrigues, Portugal obteve resultados de grande prestígio que muito ajudaram a afirmar a modalidade de esgrima e o desporto nacional no plano internacional; Considerando os serviços prestados como dirigente desportivo a nível nacional, em particular quando exerceu funções como presidente do conselho técnico da Federação Portuguesa de Esgrima (1972 -1973), presidente da Federação Portuguesa de Esgrima (1980 -1982), presidente da assembleia geral da Federação Portuguesa de Esgrima e representante desta federação no Comité Olímpico de Portugal (1980 -2001);




INFORMAÇÃO AOS SÓCIOS
O período de validade do cartão GALP-Frota Business foi alargado por mais dois anos


Novo cartão GALP-Business de débito que vai permitir aos sócios da Liga dos Combatentes descontos ainda mais vantajosos. A Liga dos Combatentes tem agora à disposição dos seus Sócios dois cartões GALP: o cartão ainda em uso – cartão Galp Frota Corporate e o novo cartão – cartão Galp Frota Business, este resultante do novo Contrato assinado com a GALP. TRÊS MESES DE DESCONTOS ATÉ 8 CÊNTIMOS - VEJA AQUI


Comemoração do 4.º Aniversário do Núcleo de Macedo de Cavaleiros


21.06.2015 - A 21 de junho de 2015, em Macedo de Cavaleiros, o Núcleo da Liga dos Combatentes celebrou o seu 4.º Aniversário. Pelas 09h00, no cemitério local reuniram-se os Combatentes, alguns bombeiros locais e sua fanfarra, bem como uma secção do RI19. Perfilados frente ao Memorial ali existente receberam as entidades civis e militares, entre as quais se via o Presidente da CM de Macedo de Cavaleiros, Dr. Duarte Moreno, o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, a deputada à Assembleia da República, Dra. Maria José Moreno, o Presidente da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia, o Comandante da GNR e dos Bombeiros locais e Presidentes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Bragança, Mirandela, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real com os seus guiões.


Comemoração do 6.º Aniversário do Núcleo de Lixa da Liga dos Combatentes


20.06.2015 - Em 20 de junho de 2015, o Núcleo da Lixa comemorou o seu 6.º Aniversário. As cerimónias foram integradas no dia da cidade de Lixa, que perfez 20 anos da sua ascensão a cidade. As cerimónias iniciaram-se com o hastear da Bandeira na sede do Núcleo, após o que em procissão todos se dirigiram para a igreja local onde foi rezada uma missa em memória dos Combatentes caídos.


44.ª Peregrinação a Fátima da Diocese das Forças Armadas e de Segurança


19.06.2015 - No passado dia 19 de junho de 2015 realizou-se a 44.ª Peregrinação a Fátima da Diocese das Forças Armadas e de Segurança a Fátima. Presidiu à cerimónia religiosa S. Exa. Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e de Segurança D. Manuel Linda, que esteve acompanhado pelos capelães militares. Presentes na cerimónia o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Aguiar Branco, a Ministra da Administração Interna, Dra. Anabela Miranda Rodrigues, o General CEMGFA Pina Monteiro, a SEADN, Dra. Berta Cabral, o General CEMFA José Araújo Pinheiro, o CEMA Almirante Luís Macieira Fragoso e o General CEME Carlos Hernandez Jerónimo, Comandante-geral da GNR Tenente-General Manuel Mateus Costa da Silva Couto e o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Paulo Jorge Valente Gomes.


Homenagem aos 27 Soldados Paivenses falecidos na Guerra do Ultramar


14.06.2015 - A Liga dos Combatentes esteve presente na Cerimónia de Homenagem a 27 Soldados Paivenses falecidos no Guerra do Ultramar. A cerimónia realizada no passado dia 14 de junho de 2015 foi organizada pela ACUP e teve a presença do senhor General Andrade, em representação do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues.


Atribuição de Toponímia na Batalha - Liga dos Combatentes


Mensagem do Presidente da CM da Batalha, Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos - Considerando que o Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes é um dos já mais antigos, tendo sido fundado, então com a designação de Delegação da Batalha da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, em 09 de Abril de 1940. Considerando que o Núcleo da Batalha comemora este ano o seu 75º aniversário, data especialmente simbólica e que nos apraz registar. Considerando a ligação afetiva e histórica da Batalha com os fundamentos da Liga, consagrados desde 09 de Abril de 1921, quando foram organizadas cerimónias, a nível nacional, da transladação dos restos mortais de dois soldados portugueses, de identidade desconhecida, caídos pela Pátria na 1ª Grande Guerra, um em França e outro em Moçambique, e conduzidos para o Mosteiro da Batalha, Templo da Pátria, representando os gloriosos mortos das expedições enviadas aos referidos teatros de operações e simbolizando o sacrifício heroico do Povo Português.


Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Lamego


Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal em Lamego - O Presidente da República presidiu, no Largo da Feira, em Lamego, à Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na qual participaram unidades representativas dos três Ramos das Forças Armadas. No desfile incluído na cerimónia participaram militares da Brigada de Reação Rápida, Fuzileiros do Batalhão Ligeiro de Desembarque e a Unidade de Proteção da Força, tendo sido feitos sobrevoos por aeronaves da Força Aérea e saltos de paraquedistas. Antigos combatentes das Forças Armadas integraram também o desfile apeado. Na cerimónia, o Presidente Aníbal Cavaco Silva proferiu uma intervenção.


Conservação das Memórias - A Operação “NOVA FRENTE 7”, em Moçambique


A Liga dos Combatentes prepara a sua sétima Operação em terras moçambicanas, prolongando assim o seu esforço para concretizar mais uma etapa do seu desiderato de CONSERVAR AS MEMÓRIAS, recolhendo e dignificando os restos mortais de Combatentes Tombados na Guerra do Ultramar naquele País. A NF 7 terá o seu início em 14 de junho e está prevista findar em 3 de julho, levando-nos a Moçambique com o objetivo principal de efetuar 11 exumações em Montepuez e 2 em Palma.


  1  2  3  4  5