Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 








 
 

  Notícias

Semana de Portugal 2015, no Museu do Combatente-Forte do Bom Sucesso


O Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, tem o prazer de convidar V. Exª , família e amigos para assistirem diariamente a partir das 15h00, de 04 a 09 de junho de 2015, no Café do Forte, junto ao Museu do Combatente / Forte do Bom Sucesso em Belém, aos eventos associados a esta semana.


3.º Aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes no Pinhal Novo


23.05.2015 - Celebrou-se em 23 de maio o 3.º Aniversário do Núcleo do Pinhal Novo, tendo decorrido na Freguesia da Quinta do Anjo da Vila de Pinhal Novo as cerimónias que marcaram significativamente o aniversário do Núcleo. Com a presença de cerca de 100 Combatentes e seus familiares, as cerimónias tiveram início pelas 10h30 na praça fronteira ao cemitério da Freguesia da Quinta do Anjo, com o descerrar de um memorial e deposição de uma coroa de flores em homenagem a Pedro da Costa Frescata, Combatente da Grande Guerra, natural freguesia e falecido em combate em França, estando sepultado no cemitério português de Richebourg. Esteve presente na homenagem e durante toda a cerimónia prestada, um familiar deste militar, sendo distinguido com o natural carinho pelos convidados e entidades presentes na cerimónia.


91.º Aniversário do Núcleo de Alcobaça e Inauguração de Monumento aos Combatentes de Ataíja de Cima


17.05.2015 – Em Ataíja de Cima desfilaram valores, promoveu-se a História e ergueu-se um Padrão. Um grupo de Combatentes apoiados pelo Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes e o Presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota reuniram vontade e apoios e homenagearam os Combatentes que ao longo do Século XX, saídos de Ataíja de Cima serviram Portugal. As cerimónias iniciaram-se com o hastear das bandeiras junto ao Monumento dos Combatentes em Alcobaça, junto à sede do Núcleo. Seguiu-se uma missa campal, pelas 11h00, em Ataíja de Cima, sob um sol tórrido com muita população e Combatentes. Não longe dali, numa praça preparada para o efeito ergue-se o Monumento, obra de Nuno Matias, onde constam todos os nomes dos Combatentes que serviram Portugal no Ultramar a na Primeira Guerra Mundial e pertencem à freguesia de Aljubarrota.


Dia do Município de Mafra


14.05.2015 - Tiveram lugar em Mafra as cerimónias do dia do Município às quais a Direção Central da Liga dos Combatentes e o seu Núcleo de Mafra se associaram por convite do Presidente do Município. A cerimónia constou do hastear das bandeiras no Terreiro D. João V, de celebração de Missa solene na Basílica de Mafra, presidida por sua Excelência Reverendíssima o Bispo D. Nuno Brás a que se seguiu uma sessão solene na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, com a presença do Secretário de Estado da Cultura - Dr. Jorge Barreto Xavier e da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional - Drª. Berta Cabral.


A Liga dos Combatentes visita a Fundação da Casa de Bragança


06.05.2015 - A convite da Fundação da Casa de Bragança, os membros da Direção Central da Liga dos Combatentes, colaboradores da sede, alguns dirigentes do Núcleo de Lisboa e da Associação Nacional de Prisioneiros de Guerra, deslocaram-se, no passado dia 6 a Vila Viçosa para visitar o Paço Ducal e o Castelo sob a responsabilidade daquela nobre instituição. Chegados ao local, pelas 11h30, a comitiva foi recebida pela Dr.ª Maria de Jesus Monge que, na qualidade de Directora do Museu, teve a gentileza de acompanhar os visitantes pelos diversos espaços museológicos, tendo-se mostrado profundamente conhecedora da história da Casa de Bragança bem como das peças museológicas expostas.


Assembleia-geral Ordinária da Liga dos Combatentes - CONVOCATÓRIA


Convoco, nos termos do n.º 5 do Artigo 12.º do Estatuto os Exmos. Senhores Membros da Assembleia-geral da Liga dos Combatentes, para uma reunião com carácter ordinário, a realizar no próximo dia 29 de abril de 2015 (quinta-feira), na sede social da Instituição, na Rua João Pereira da Rosa, n.º 18, em Lisboa, com início às 14H30, desde que se verifique a presença da maioria dos seus Membros.

A Assembleia funcionará com qualquer número de elementos presentes uma hora depois, em conformidade com o disposto em 3.3.3. do Regulamento Geral de Funcionamento da Liga (às 15H30).


Comemoração do 75º Aniversário do Núcleo da Batalha


18.04.2015 - No passado dia 18 de Abril, o Núcleo da Batalha assinalou os seus setenta e cinco anos de vida com várias iniciativas, há muito programadas. Conforme previsto iniciou-se a recepção aos convidados, na sede do Núcleo, onde teve lugar um pequeno beberete, seguido do descerramento de oito pequenos quadros com as fotos dos antigos presidentes, tantos quantos foram os responsáveis pela vida daquela representação local da LC, desde a sua fundação até à actualidade.


Consignação da Quota de IRS em benefício da Liga dos Combatentes


A Liga dos Combatentes solicitou ao Ministério das Finanças/Direção-Geral dos Impostos, a consignação da quota de 0,5% do Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares liquidado aos sujeitos deste imposto. O pedido de consignação fiscal é relativo à coleta do IRS do ano 2014, a liquidar em 2015, e não tem qualquer custo para o contribuinte. Assim, no ato de elaboração da Declaração de Rendimentos - IRS (Modelo 3 - Anexo H/Benefícios Fiscais e Deduções) e pretendendo o declarante beneficiar a Liga dos Combatentes, deverá manifestar essa intenção inscrevendo no quadro 9 o seguinte:  


Evocação do 9 de abril em Richebourg e La Couture (França)


11.04.2015 - Decorreram as cerimónias evocativas do 9 de abril de 1917. Em Richebourg (França) com a presença da SEADN Dra. Berta Cabral, o subprefeito de Pas de Calais, o General MILREP, o General NMR, o Cônsul de Portugal em Paris, o Adido da Defesa em Paris, o Presidente da Liga dos Combatentes, deputados do PS e PCP à EU, muitos oficiais em serviço em Bruxelas e Mons, várias Associações de Combatentes portuguesas e francesas, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes e a Madame Pailleux, Porta-guião da Liga dos Combatentes e o Presidente do Núcleo de Neuilly-sur-Seine.


Comemorações o Dia do Combatente no dia 9 de Abril na Batalha – Mosteiro de Santa Maria da Vitória


09.04.2015 - Tiveram lugar na Batalha as comemorações do Dia do Combatente, para relembrar os milhares de soldados portugueses que morreram na Batalha de La Lys em terras da Flandres durante a 1ª Guerra Mundial, mas em que os aliados de Portugal venceram essa Guerra contra os alemães.As cerimónias tiveram a participação de altas entidades civis e militares e foram presididas pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas-General Pina Monteiro que se fez acompanhar da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dra. Berta Cabral, do ex-Presidente da República - General Ramalho Eanes, dos Chefes dos três Ramos das Forças Armadas, do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal da Batalha, do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, do Chefe da Casa Militar da Presidência da República – General Carvalho dos Reis, do Chanceler das Antigas Ordens Militares – General Rocha Vieira, do Bispo das Forças Armadas e de Segurança – D. Manuel Linda, do Presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil – Major- General Rocha Grave, do Presidente do IASFA – Tenente-General Fialho da Rosa, de Adidos de Defesa de vários países amigos e de muitos oficiais generais e superiores das Forças Armadas Portuguesas, membros dos órgãos sociais da Liga (Direcção Central, Conselho Supremo e Conselho Fiscal e muitos Núcleos), além de muitos combatentes e familiares.


Inauguração do Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social 8 (CAMPS 8), em Beja


No desenvolvimento do Programa Estruturante Cuidados de Saúde foi decidido transformar a Delegação de Beja do CAMPS de Loulé, num órgão independente tecnicamente e integrado no Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes. As cerimónias iniciaram-se com uma sessão a que presidiu o Presidente da Liga dos Combatente, General Chito Rodrigues, com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Beja, a Vereadora da Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Beja, o Presidente da Junta de Freguesia, o 2º Comandante da Base Aérea nº 11, o Presidente do Núcleo de Beja e o responsável pelo CAMPS de Beja para além dos Núcleos do Alentejo que passaram a ser apoiados pelo CAMPS nº 8.


  1  2