Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

93º Aniversário do Núcleo de Castelo Branco


03.12.2016 - O Núcleo de Castelo Branco da Liga Dos Combatentes comemorou em 3 de Dezembro de 2016 os seus 93 anos de existência. Após o içar da bandeira da Liga no edifício da sede, a Direção e os combatentes e famílias presentes dirigiram-se para a praça onde se ergue o monumento aos Combatentes. Presentes o Presidente da Câmara de Castelo Branco Luís Manuel dos Santos Correia, o Presidente da Liga dos Combatentes general Chito Rodrigues, o presidente da junta de freguesia de Castelo Branco Jorge Manuel Vieira Neves, a Direção do Núcleo e presidentes dos Núcleos da Covilhã e Belmonte e um representante do Núcleo de Abrantes, bem como antigos presidentes do Núcleo de Castelo Branco. De registar ainda a presença do Provedor da Misericórdia de Castelo Branco, antigo presidente do Núcleo, Coronel Alves, Padre Sanches e o comandante da GNR local.


Vila Real - IV Encontro de Núcleos Transmontanos da Liga dos Combatentes


01.12.2016 - Teve lugar em Vila Real o IV Encontro dos Núcleos Transmontanos da Liga dos Combatentes, momento associativo e de confraternização que decorreu por iniciativa do Núcleo de Vila Real da Liga dos Combatentes e ao qual se associou o Comando do Regimento de Infantaria 13, disponibilizando ainda as suas instalações para a realização do almoço de confraternização. As cerimónias iniciaram-se pelas 11 horas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição com a Celebração Eucarística dedicada ao evento e prosseguiram pelas 12 horas com as cerimónias militares de homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar que tiveram lugar no local em que está implantado o monumento “Aos Soldados de Portugal” – fronteiro à entrada do RI 13. Seguiu-se uma visita à Unidade e um almoço convívio que foi servido pelo Regimento, ao qual foi possível associar um agradável momento musical bem do agrado de todos os presentes.


Inauguração das Instalações do Núcleo de Moura


28.11.2016 - Em 28 de Novembro de 2016, realizou-se em Moura a cerimónia de inauguração da sede do Núcleo de Moura da Liga dos Combatentes. A cerimónia iniciou- se com uma missa em homenagem aos combatentes da guerra do ultramar, após o que se procedeu à inauguração da sede do Núcleo. Presentes o Presidente da Câmara de Moura Santiago Augusto Ferreira Macias, o Presidente da Liga dos Combatentes general Chito Rodrigues, a Direção do núcleo presidida pelo Sargento-chefe Hélder Santa Maria, delegações de Núcleos vizinhos de Évora e Beja, bem como o Comandante da GNR local.


Falecimento do Presidente do Núcleo da Guarda


23.11.2016 - A Direção Central da Liga dos Combatentes foi apanhada de surpresa pelo falecimento prematuro do seu prezado consócio e Presidente do Núcleo da Guarda, ontem, dia 23 de novembro. O Prof. Arménio Farinha, sócio combatente desde 1981, vinha desempenhando as funções de Presidente do Núcleo da cidade egitaniense desde o ano 2000, com zelo e dedicação. Foi mobilizado para Moçambique, onde cumpriu uma comissão de serviço, no âmbito do serviço militar obrigatório, durante os anos de 1972 a 1974, tendo sido agraciado com a medalha comemorativa das campanhas de Africa, com a legenda 1972/73/74.


Inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes da Freguesia da Moita do Concelho de Anadia


19.11.2016 - No dia 19 de novembro, foi inaugurado, na freguesia da Moita, do concelho de Anadia, um Monumento de Homenagem aos Combatentes, naturais daquela freguesia, que lutaram por Portugal, na Grande Guerra, 2.ª Guerra Mundial e Guerra do Ultramar, numa cerimónia promovida pela Junta de Freguesia local, Câmara Municipal e pelo Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes.


Cerimónia de comemoração do Armistício na Igreja de S. Jorge em Lisboa


13.11.2016 - Respondendo a um convite da delegação de Lisboa da Royal British Legion um elemento da Direção Central, Capitão-de-mar-e-guerra, Filipe Macedo acompanhado dum elemento transportando o guião da Liga dos Combatentes, participaram na cerimónia que se realizou na Igreja de S. Jorge junto do cemitério dos Ingleses na Estrela, em que foi feita a deposição duma coroa de flores e assistido á missa em memória dos antigos combatentes que morreram ao serviço da Pátria. Durante a missa o guião da Liga dos Combatentes fica no altar junto do guião da British Legion e no final são entoados os hinos de Portugal e do Reino Unido pelo grupo coral que acompanha a missa.


98º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, 95º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes e 42º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e Evocação do Centenário da Grande Guerra


11.11.2016 - A Liga dos Combatentes assinalou, no passado dia 11/11, o 98º aniversário do Armistício da Grande Guerra, o 95º aniversário da sua fundação, o 42º aniversário do fim da Guerra do Ultramar e o centenário da Grande Guerra. A cerimónia evocativa realizou-se junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, em Belém, tendo sido presidida pelo Sua Exa. o Presidente da República e contando com a presença de altas individualidades civis, militares e religiosas, dos Núcleos da Liga dos Combatentes, Associações de Combatente, muito público anónimo, dentre o qual se destaca a participação de dezenas de jovens estudantes do ensino secundário.


Homenagem do Município de Cuba e Convívio dos Combatentes do Ultramar do Concelho de Cuba


05.11.2016 - A Associação dos Antigos Combatentes do Ultramar do Concelho de Cuba realizou o seu convívio anual, que teve como convidado de honra o presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues. As cerimónias iniciaram-se com a concentração na sede da Associação estando presente o Presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Manuel Casaca Português, o Vice-presidente Francisco Xavier Candeias Fitas, a Vereadora da Cultura, Sandra Maria Guerreiro Braz, o Comandante do Regimento de Beja e o Secretário do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes. Entre os combatentes da região estava também o General Monteiro Pereira.


Cerimónias realizadas no cemitério municipal da Guiné-Bissau por ocasião do dia de Todos-os-Santos e de Finados.



Decorreu nos dias 01 e 02 de novembro as Cerimónias alusivas ao dia de Todos-os-Santos e Finados, no Cemitério Municipal da Guiné-Bissau. As cerimónias foram presididas pelo Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, estando presentes o Adido de Defesa e o Delegado da Liga dos Combatentes, na Guiné.


  1  2  3  4  5  6  7  8  9