Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  Notícias

Inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar da freguesia de Vieira de Leiria


25.04.2016 - A freguesia de Vieira de Leiria, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, promoveu, nesse mesmo dia, a inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, seus naturais, sendo grande dinamizador dessa iniciativa o Sr. Miguel Dinis. As cerimónias iniciaram-se com uma palestra sobre problemas psicossociais, proferida pela Dr.ª Elisabete Ferreira, técnica de saúde, colaboradora voluntária do Núcleo de Leiria, no apoio aos Combatentes e suas famílias, cuja apresentação prendeu a atenção da numerosa assistência que lotava por completo o salão da Biblioteca Popular da autarquia. No mesmo espaço da Biblioteca estava patente ao público uma exposição de fotografias dos Combatentes daquela freguesia que cumpriram as suas comissões de serviço nos diferentes territórios ultramarinos portugueses.


Comemorações do 98º Aniversário da Batalha de La Lys, Dia do Combatente e do 92.º Aniversário do Núcleo de Penafiel


16.04.2016 – Decorreram as Comemorações do 98º Aniversário da Batalha de La Lys – Dia do Combatente e do 92.º Aniversário do Núcleo. Presidiu a este evento o Secretário-geral da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário na presença do representante do Município de Penafiel, Dr. Rodrigo Lopes, do TGen Fernando de Sousa Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel Dr. Micael Cardoso, representante do Museu Militar do Porto TCor José Teixeira, Presidentes dos Núcleos do Porto e Lixa, representantes dos Núcleos de Matosinhos e Vila Meã, Majores Veiga Ferreira e Antero Silva, Cmdt dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Oficiais e Sargentos, representantes de Associações, Combatentes, familiares e público em geral.


Comemoração do Dia do Combatente pelo Núcleo de Loulé


16.04.2016 – O Núcleo de Loulé comemorou o Dia do Combatente e evocou a Batalha de La Lys e o centenário da constituição do CEP. Do programa constou uma receção na Câmara Municipal de Loulé pelo presidente da autarquia, Dr. Vitor Aleixo, tendo o presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues assinado o Livro de Honra da Câmara, após o que se procedeu à cerimónia de homenagem aos Combatentes do concelho de Loulé falecidos na IGG e na Guerra do Ultramar, com a colocação de coroas de flores junto das lápidas existentes no exterior da Câmara.


Inauguração do Memorial aos Combatentes do Ultramar da Aldeia de Casais de Revelhos (Abrantes)


16.04.2016 - Teve lugar em 16 de abril a inauguração do Memorial aos Combatentes do Ultramar da Aldeia de Casais de Revelhos (Abrantes) e a homenagem aos seus 4 Militares Tombados em Combate. As cerimónias iniciaram-se pelas 10h00 na Igreja Paroquial da Aldeia de Revelhos, sendo a Celebração Eucarística de homenagem aos antigos Combatentes dirigida pelo Capelão Militar do Regimento de Engenharia 1, Tenente RC – Padre José Ferreira e Costa. Pelas 11h00 teve lugar na Praça dos Combatentes, contígua à Igreja Paroquial, a inauguração do Memorial aos 80 Combatentes e o descerramento de uma lápide com o nome dos 4 Combatentes Tombados na Guerra do Ultramar.


Dia do Combatente, 98º Aniversário da Batalha de La Lys e 80ª Romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido


09.04.2016 - Como já vendo sendo habitual a Liga dos Combatentes, celebrou o Dia do Combatente, no dia 9 do corrente mês de abril, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, evocando também, na mesma data, o 98º aniversário da Batalha de La Lys e a 80ª romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido. As cerimónias deste ano revestiram-se de grande significado pela circunstância de terem sido presididas pelo novo Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.


Homenagem aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Cascais


Teve lugar no passado dia 31 de março, em Cascais, uma homenagem aos Combatentes do Ultramar, naturais do concelho, promovida pela autarquia de Cascais em colaboração com a Liga dos Combatentes. A homenagem constou da inauguração de três lápides referentes aos teatros de operações de Angola, Guiné e Moçambique, com os nomes dos Combatentes cascalenses que tombaram em defesa da Pátria, colocadas na envolvente do monumento existente junto à Fortaleza, tendo o mesmo sido alvo de alguns trabalhos de reabilitação e melhoramento. Seguidamente foram colocadas duas coroas de flores, pelo Presidente da Liga dos Combatentes e da Câmara Municipal. As intervenções alusivas ao ato foram proferidas pelo Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e pelo Presidente da Edilidade, Dr. Carlos Carreiras.


A 9 de março de 1916 Portugal entrou na 1.ª Guerra Mundial (Grande Guerra) contra a Alemanha e restantes Potências Centrais.


09.03.2016 – A Liga dos Combatentes evocou o dia 09 de março, dia do fim da neutralidade de Portugal na Grande Guerra, com a inauguração de uma exposição alusiva à Primeira Guerra Mundial 1914-1918, subordinada ao título “Rostos de simples homens…”, que está aberta ao público no Museu do Combatentes/Forte do Bom Sucesso, em Belém. Igualmente, a Liga dos Combatentes participou na plantação de três sobreiros, no Castelo de São Jorge no âmbito do projeto “Cem Anos, Cem Árvores”, onde esteve presente o General Chito Rodrigues, presidente desta instituição.


Cerimónia da entrega à instituição, do Estandarte Nacional, que foi arreado no território de Macau no dia da passagem da Administração Portuguesa para a República Popular da China e que se constituiu na última Bandeira do Império Colonial Português.


04.03.2016 – Pelas 12h15 teve lugar a cerimónia de entrega à Liga dos Combatentes, da Bandeira que flutuou pela última vez em Macau, a 20 de dezembro de 1999, que estava na posse do antigo governador, General Vasco Rocha Vieira. Estiveram presente o General António Ramalho Eanes, o Ministro da Defesa Nacional, o CEMGFA General Pina Monteiro, o SEDN Dr. Marcos Perestrello, os três Chefes de Estado-maior dos Ramos, Almirante Fragoso, General Jerónimo e General Rolo, o Professor Doutor Adriano Moreira, Almirantes e Generais, membros do Conselho Supremo, o Major-general e Vice-almirante da Cruz Vermelha, o Major-general Subdiretor da Divisão de Recursos do MDN, o presidente da ADFA, presidentes de Núcleos e funcionários da Liga dos Combatentes.


O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes acompanhado do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello e dos seus Chefes de gabinete visitaram a Liga dos Combatentes


04.03.2016 – Em 04 de março o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Azeredo Lopes, acompanhado do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello e dos seus Chefes de gabinete visitaram a Liga dos Combatentes. Recebidos pelas 11h15, na sede da Liga pelo seu presidente, General Chito Rodrigues e toda a Direção Central, dirigiram-se depois para o gabinete do presidente onde este fez uma exposição sobre a Liga dos Combatentes, o seu passado, o seu presente e os objetivos futuros. Apresentou depois alguns problemas considerados importantes para os Combatentes em geral e para a Liga dos Combatentes em particular. Seguiu-se uma intervenção do MDN após o que foi feita uma visita às instalações.


  1  2