Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

BEJA

A criação do Núcleo de Beja aponta para uma data aproximada a 30 de Maio de 1925, por ser a mais antiga das inscrições dos primeiros associados. Não foi possível detectar qual o local onde começou a funcionar a Sede do Núcleo, mas por indicação de antigos dirigentes e consultado o livro de actas n°. 5, em Janeiro de 1970 a Sede funcionava na Rua Diogo de Gouveia n°. 15 – 1º. Dto., a cargo de uma Comissão Administrativa, sendo o seu Presidente o Brigadeiro Médico Dr. Joaquim Júlio Carrusca - até 07/06/1976.

Desta Comissão Administrativa já fazia parte o grande entusiasta e dinamizador da Liga, Manu¬el Baptista Soares, Combatente da Grande Guerra, o qual até poucos dias antes de falecer e com grande sacrifício e dedicação, vinha visitar a Sede, agora instalada na Praça da República n°. 42-1° andar; este grande colaborador foi alvo de uma homenagem especial, ainda em vida, sendo colocada numa sala da Sede do Núcleo, uma moldura com a sua fotografia, o que o emocionou bastante; também existe na mesma sala e emoldurada, uma Bandeira Nacional, danificada, recolhida como uma relíquia por este Combatente, aquando da sua retirada dos campos de batalha em França; com a interferência deste dinamizador da Liga, inscreveram-se como sócios cerca de 830 Combatentes da Grande Guerra, a nível Distrital.

Durante o seu mandato o Brigadeiro Médico Joaquim Carrusca, por motivo de doença, não presidiu a várias reuniões, sendo substituído pelo Vice-Presidente na altura, Dr. João Manuel Pacheco Covas Lima, e posteriormente pelo também Vice-Presidente, Capitão Piloto Navegador, Júlio Bernardino da Costa Anjos, o qual em 08/06/76 passou a ser o Presidente da Direcção do Núcleo, até 28/11/2001, altura em que tomou posse a actual Direcção, de que é Presidente o Sr. Capitão da Força Aérea, na situação de reforma, Inocêncio Luís Janeiro Viriato.