Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

COIMBRA

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Coimbra está localizado em pleno coração de Coimbra, na rua da Sofia nº 136, desde 11 de Novembro de 1971 sendo na altura Presidente o Sr. Coronel Abílio de Oliveira Ferro, data da comemoração do 53º aniversário do Armistício da Guerra 1914 -1918. Fundado a 29 de Setembro de 1923 teve como primeiro Presidente da Direcção, o Sr. Capelão, com a graduação de Alferes, e Reverendo Cónego Luiz Lopes de Melo sócio nº3. Filho de José Manuel Lopes, e de D. Maria da Conceição Melo. Até ao presente, o Núcleo já esteve sediado em 6 locais diferentes. Inicialmente, e apenas para reuniões, numa sala das instalações do quartel da 2ª Companhia de Administração Militar na Rua da Sofia. Em seguida e segundo a acta nº 1 de 18 de Março 1931, foram encarregues o vogal secretário, (Tenente Brito) e o vogal agregado (Capitão Conceição) de em nome da Comissão Administrativa, empregarem esforços e realizarem as “demarches” precisas no sentido de obter da Comissão Administrativa da Câmara Municipal deCoimbra a cedência gratuita de uma dependência nos seus edifícios para nela se poder instalar a sede social da Agência, e um talhão no Cemitério da Conchada para nele se organizar o Cemitério dos Combatentes. Segundo a acta nº3 de 2 de Abril de 1931 foram empregues diligências junto do Comandante do Batalhão de Metralhadoras nº2, nosso associado Combatente Tenente Coronel Joaquim Leitão, no sentido desta Agência conseguir no quartel da sua unidade uma dependência para assim ser guardado o arquivo, utensílios e artigos já em existência de forma a descongestionar a residência do vogal António José dos Campos Rego, da guarda do mesmo, e isto enquanto pela Câmara Municipal não fosse cedida à Agência a casa prometida pela mesma. De acordo com a acta nº 5 de 18 de Maio de 1931, devido á impossibilidade da Câmara Municipal de Coimbra ceder instalações no Pátio da Inquisição, deliberou a Comissão delegar no vogal Sr. Cap. Conceição o encargo de visitar as instalações na Rua da Sofia nº 94-1º e se as achar convenientes para o fim em vista proceder ao seu arrendamento imediato.

Em 21 de Maio de 1931, segundo a acta nº6, depois da visita das Instalações sitas na Rua da Sofia, Nº 94, salas C e D, deliberaram proceder ao arrendamento das referidas salas pela quantia de 145$00 mensais. Segundo a acta nº13 de 9 de Julho de 1931, deliberaram solicitar novamente à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Coimbra a cedência de três compartimentos dum edifício sito no Pátio da Inquisição e pertencente à C.M.C. Na acta nº 18 de 20 de Agosto de 1931 é referido ter sido tomado conhecimento do ofício nº 760 da C.M.C., de 10 do corrente, informando que a Comissão Administrativa em sua sessão de 30 de Julho findo, resolveu tomar na melhor consideração o pedido que lhe foi feito da cedência de salas para a instalação da sede da Agência, o pedido só seria concretizado depois de satisfeitos pedidos anteriormente efectuados por duas instituições.

Em 16 de Junho de 1933 o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra endereçou o ofício nº 1042 ao Presidente da Direcção Liga dos Combatentes da Grande Guerra dizendo “Respondendo ao ofício de V. Exa. sob nº 745, de 2 de Junho corrente informo que a Comissão Administrativa deste Município resolveu, em sessão de 8 deste mês, pôr desde já á disposição dessa Agência as dependências do edifício do Pátio da Inquisição destinadas á sua instalação conforme prometimento feito”. Em 15 de Maio de 1944 D. Adelaide da Cruz Rocha e a Agência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, representada pelo seu Presidente, Major Eduardo da Cunha Oliveira ajustaram entre si o arrendamento do 2º andar direito do prédio nº 70 da Rua da Sofia, freguesia de Santa Cruz – Coimbra por quatrocentos escudos mensais, para aí ser instalada a sede da Agência. Em 21 de Maio de 1971 tendo a Comissão Directiva envidado todos os esforços no sentido de conseguir mais regalias para os sócios, além da possibilidade de utilizarem a Messe da Guarnição Militar de Coimbra (Hotel Coimbra) conseguiram a cedência do 1º andar do antigo Quartel do Grupo da Companhia de Saúde, na rua da Sofia, com entrada pelo portão nobre, que possibilitou a instalação dos seguintes serviços: Secretaria com sala de espera; Sala de Direcção; Salão Biblioteca; Bar e Sala de Convívio; Minimercado, (por enquanto) de géneros alimentares: mercearia e pão; Sanitários, dispensas, telefones, etc.

Ainda que com algumas alterações relativas aos espaços cedidos, o núcleo continua a ter a sua sede neste local (Rua da Sofia nº 136) dispondo de múltiplos equipamentos e serviços.



Na alta da Cidade, na zona do Penedo da Saudade, funciona ainda, na dependência do Núcleo, a CASA DO COMBATENTE, única no género em todo o País. Destinada a estudantes Combatentes e filhos, com uma lotação de trinta ocupantes, a CASA DO COMBATENTE já prestou valiosos serviços a numerosos associados da Liga que nela puderam instalar-se durante a frequência dos seus cursos. A CASA DO COMBATENTE foi, em grande parte, fruto da iniciativa e da acção da Comissão Directiva do Núcleo que incluiu o Coronel Abílio de Oliveira Ferro e os Capitães, ÁlvaroTeixeira dos Santos e Afonso Craveiro, com o apoio da Direcção Central e, também, do Comando da Região Militar.Este Núcleo publicava também o boletim informativo “O GUIÃO” Propriedade, Direcção e Edição da Comissão Administrativa. Tendo sido a Redacção na Sede da Agência – Rua da Sofia, nº 70 -2º Dtº. A actual Comissão Directiva está a equacionar a possibilidade de retomar a sua edição. Foram seus Presidentes:

Alferes Capelão Luiz Lopes de Melo (1923 a 1924)
Capitão António José de Campos Rego (1924 a 1931)
Capitão José de Nascimento Franco (1931)
Capitão Augusto de Sousa Conceição (1931 a 1932)
Major Eduardo Cunha de Oliveira (1932 a 1951)
Tenente Coronel António Marques Costa (1951 a 1959)
Capitão Manuel de Oliveira Leite (1959 a 1962)
Coronel Artur Martins Dionízio (1962 a 1965)
Capitão Manuel de Oliveira Leite (1965 a 1969)
Tenente Coronel Júlio Veiga Simão (1969)
Coronel Abílio de Oliveira Ferro (1969 a 1974)
Coronel Júlio Carvalho Costa (1974 a 1978)
Coronel António Gaspar de Melo (1978 a 1984)
Coronel João Dias dos Santos (1984 a 2002)

O actual Presidente é o Coronel João Rodrigues Teixeira que já vai no 4º mandato à frente dos destinos deste prestigiado Núcleo.