Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

LEIRIA

Embora não haja qualquer documento oficial com a história do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes ou que faça referência à sua fundação, sabe-se que o mesmo, então designado por Agência de Leiria da Liga dos Combatentes da Grande Guerra (LCGG), foi fundado em 1923 por Fernando de Barros Santa–Rita. Este nasceu em Leiria a 11 de Outubro de 1881 e faleceu em Lisboa a 19 de Julho de 1976. Existe um documento oficial que é o registo dos balancetes da Agência de Leiria LCGG, em que consta da data de 01 de Maio de 1924, assinado pelo então Tesoureiro Major José Lobo Alves de Sousa.

A Agência de Leiria da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, começou por exercer as suas actividades no extinto Regimento de Infantaria Nº 7, situado na Rua Tenente Valadim, junto à Igreja do Convento de Santo Agostinho, passando em 1975, para a Rotunda de Santana Nº 4 onde existia o Mercado Municipal da Cidade. Posteriormente, durante um curto espaço de tempo, em que o Mercado Municipal se encontrava em obras, passou a funcionar no edifício do antigo Hospital Distrital de Leiria Dom Manuel de Aguiar, junto ao Rio Lis.

Em 2001 passou para o novo Mercado Municipal da Cidade – Centro Associativo Municipal, situado na Avenida Cidade de Maringá, por fim e depois de alguns anos, tendo como presidente da Direcção o Major Serafim Ribeiro, foi comprada a actual Sede da Liga dos Combatentes, situada na Avenida 25 de Abril lote 12 R/C Dtº.

As actuais instalações, foram inauguradas pelo Exmo. Sr. Presidente da Liga dos Combatentes Tenente General Joaquim Chito Rodrigues em 03 de Fevereiro de 2006. A primeira acta da Assembleia Geral foi escrita aos dezoito dias do mês de Fevereiro de 1925, na sala de Oficiais no Regimento de Infantaria Nº 7, em que foram eleitos os primeiros corpos gerentes da Assembleia Geral e da Direcção.

Assumiu a presidência da Assembleia Geral, o Excelentíssimo Coronel Francisco de Lacerda e Oliveira, Comandante do Regimento de Infantaria Nº 7, tendo escolhido para secretariar a assembleia o Capitão José Pereira Pascoal e o Tenente José Soares Jacinto Pereira. Feita a chamada dos associados, reconheceu-se estarem presentes a maioria dos mesmos e um representante da delegação das Caldas da Rainha, um da delegação de Alcobaça e outro da delegação da Marinha Grande. Em seguida procedeu-se à eleição dos Corpos Gerentes, a qual deu os seguintes resultados:

Assembleia Geral
• Presidente: Francisco de Lacerda e Oliveira
Coronel
• Primeiro secretário: José Pereira Pascoal Capitão
• Segundo secretário: Domingos Fernandes Pedro
Sargento-ajudante

Direcção
• Presidente: José Maria Vale de Andrade
Major
• Tesoureiro: José Lobo Alves de Sousa
Major
• Secretário: Jaime Tomáz da Fonseca
Capitão

Ao longo da sua existência, o Núcleo de Leiria foi várias vezes fiel depositário do Núcleo da Marinha Grande, nomeadamente entre 05NOV38 a 03JAN65, de 05JUL67 a 17DEZ69 e, por fim, entre 16ABR75 a 30JUL95.

Em 22 de Maio de 2004, nas comemorações do Dia da Cidade de Leiria, o Núcleo foi agraciado com um Louvor da Câmara Municipal de Leiria, pelo desenvolvimento de acções de público serviço social à comunidade Leiriense.