Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

TAVIRA

Núcleo de Tavira da Liga dos Combatentes A Liga dos Combatentes foi fundada em 1923, por iniciativa tomada em 1921, pelos ex-combatentes da I Guerra o 2º sargento Miliciano João Faria Affonso, 1º tenente da Marinha Horácio Pereira e tenente de Artilharia Joaquim Ministro.

O Núcleo de Tavira da Liga dos Combatentes foi fundado, em 16 de Outubro de 1923, conforme acta da reunião magna de onde saíram os primeiros corpos directivos da fundação da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, (oficializada em 29 de Janeiro de 1924, pela Portaria n.º 3888), conjuntamente com alguns Núcleos (agências) existentes no resto do País. Com o nome inicial de “Agência de Tavira da Liga dos Combatentes”, tendo como Presidente o Sr. João Carlos Guimarães. Pela Portaria 745/75, de 16 de Dezembro, alterou a designação da Agência para Núcleo, que hoje mantém. Assim a inclusão como sócios Combatentes dos ex-militares nas antigas colónias de África e Ásia, terá sido a de maior impacto teve na vida do Núcleo e que mais se reflecte actualmente, tendo em conta que são os associados ligados aos teatros de operações da Guiné, Angola e Moçambique que constituem a maioria dos seus associados. Tende entretanto sido encerrado (desconhecendo a data do seu encerramento), sendo reaberta em 22 de Março de 1981 pelo Sr. Coronel de Infantaria. António Mendes Baptista, tendo como colaboradores o Capitão da F.A. Aquiles Coimbra Godinho, Sargento. Ajudante. António do Nascimento Lobo e 2º. Sargento Miliciano Geraldo de Jesus, já falecidos. Teve como primeira sede uma dependência nas traseiras da Igreja da Misericórdia, gentilmente cedida pelo Provedor, ao tempo, Sr. Major de infantaria, José de Castro Sousa, também já falecido. Posteriormente foi a Sede transferida para a antiga enfermaria do quartel instalado no convento da Graça, sito no Largo Dr. Jorge Augusto Correia, que foi médico militar durante vários anos, nesta Cidade, já falecido.

Finalmente em 11 de Novembro de 2001, mais uma vez foi transferida para a Rua Ten. Cor. MELO ANTUNES, para uma sede gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Tavira. A sede foi entregue apenas acabada exteriormente tendo o Núcleo com o esforço dos sócios e as ajudas da Câmara Municipal e principalmente da Direcção Central, que disponibilizou as verbas para a conclusão das obras. O Núcleo de Tavira da Liga dos Combatentes é actualmente apenas apoiada pelas quotas que os sócios pagam.

No dia 24 de Junho de 2017, este Núcleo recebeu a Medalha de Mérito- Grau Prata pela Câmara Municipal de Tavira.