Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

VILA FRANCA DE XIRA

Tendo em consideração a Acta N.º 1, que refere o ofício Nº 2118 da Agência de Lisboa da Liga dos Combatentes, o dia de 04SET29 é o dia da fundação da Delegação de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, que teve como primeiro Presidente o Sr. Manuel Apolinário Cunha e cuja primeira sede, provisória, foi nas instalações das OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) em Alverca do Ribatejo.

Em 1932 a sede da Delegação muda-se para Vila Franca de Xira, tendo ocupado instalações na Rua Miguel Bombarda, Nº 40 e Avenida Pedro Victor, Nº48 até que, em 01OUT37, transfere a sua sede para o Largo Comendador Miguel Esguelha, Nº 5 onde permaneceu e desenvolveu a sua actividade por quase durante 72 anos. Em 26FEV09 o Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, designação actual, foi obrigado a mudar de instalações e ocupa, provisoriamente, um espaço amplo na, anteriormente designada, Alameda dos Capitães de Abril, Lote 18 Cave A, em Vila Franca de Xira.

De acordo com o ofício Nº160/00DQA.DGEE.001.011.001 de 01FEV2010 da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foi atribuída nova designação toponímica ao local que passa a designar-se por: Praça Bartolomeu Dias, Nº 13, Quinta da Mina, 2600-076 Vila Franca de Xira, onde o Núcleo se encontra desde 26FEV09 e onde continua a desenvolver a sua acção.
Esta mudança, forçada mas temporária, está relacionada com o estado degradado em que o edifício do Largo Comendador Miguel Esguelha se encontrava, e o senhorio considerar como melhor opção a sua demolição e posterior construção de novo edifico.

Logo após a libertação do espaço que o Núcleo ocupava, foram iniciadas acções conducente ao início das obras, que se espera estejam concluídas no prazo de 2 a 3 anos.
Em conformidade com os protocolos assinados, após a conclusão das obras, o Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes irá dispor de um espaço próprio no novo edifício do Largo Comendador Miguel Esguelha, local considerado como ponto de referência pelos associados do Núcleo, mas cujo acesso se fará pela Rua da Barroca de Baixo.

Espera-se e deseja-se celebrar nas novas instalações, em 2012, os 80 anos de permanência do Núcleo em Vila Franca de Xira bem como os 75 anos da sua sede no Edifício do Largo Comendador Miguel Esguelha.