Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

VILA REAL

16.02.1925 - Fundação
Reuniram-se na biblioteca alguns militares do Regimento de Infantaria Nº 13, sócios da Liga dos Combatentes, para elegerem uma direcção duma futura Agência em Vila Real da Liga dos Combatentes.

25.02.1925 - Na mesma biblioteca do Regimento de Infantaria Nº 13 tomou posse a direcção eleita na Assembleia Geral de 16 de Fevereiro de 1925. Estava fundada a Agência de Vila Real.

Sedes:
Até 1940 a sede da Agência funcionou sempre no Regimento de Infantaria Nº 13. A partir desta data mudou-se para a cidade, ocupando vários edifícios, estando actualmente no Palácio do Governo Civil de Vila Real.

Comemorações:

09 DE ABRIL - Aniversário do Núcleo - Esta data foi escolhida pelos sócios em Assembleia Geral em 04 de Março, data oficial da inauguração da Agência de Vila Real e também como Homenagem aos Militares do Regimento de Infantaria Nª 13 e à Unidade pelos feitos em França – Lacouture e La Lys – de que resultou a sua condecoração com a Cruz de Guerra de 1ª Classe.

11 DE NOVEMBRO - Dia do Armistício - Homenagem aos Mortos da 1ª Guerra Mundial junto ao Monumento a Carvalho de Araújo.

02 DE NOVEMBRO
- Dia de Finados - Homenagem aos Mortos realizada no cemitério de Sª Iria onde o Núcleo possui um talhão com espaço para 60 sepulturas, estando 56 ocupadas. Estas cerimónias realizam-se em conjunto com o Regimento de Infantaria Nª 13.

01 DE DEZEMBRO - Homenagem aos Militares do Ultramar - Cerimónia realizada em conjunto com o Regimento de Infantaria Nº 13, Câmara Municipal de Vila Real e a comissão organizadora da Homenagem, junto ao Monumento “Aos Soldados de Portugal” palavras inscritas na base do Monumento, outrora “Aos Heróis do Ultramar”