Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 
 
 

 

 

 

 

 








 
 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

LOULÉ


Em 03 de Julho de 2007 o Núcleo de Loulé comemorou o seu 2.º Aniversário com a inauguração da nova sede. O Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues fez-se representar nas cerimónias pelo Senhor Presidente do Núcleo de Lagoa/Portimão, Sr. Paulo Neto e enviou a seguinte mensagem ao Presidente da Direcção do Núcleo de Loulé, Sr. Marçal José Bota Mendonça:

"Neste dia importante para o Núcleo de Loulé e para a Liga como um todo, na impossibilidade de estar presente, felicito a Direcção do Núcleo de Loulé pela iniciativa, esforço e dinamismo na prossecução dos objectivos da Liga. É um dos objectivos do Plano de Acção da Direcção Central a dignificação das instalações dos Núcleos.

Assim tem acontecido de facto. Hoje é o momento do Núcleo de Loulé usufruir de instalações capazes de garantir um melhor apoio aos seus Membros. O Presidente da Direcção Central felicita a Direcção do Núcleo de Loulé e todos os seus Sócios pela inauguração da sua Sede, após o seu primeiro ano de actividade como Núcleo independente."


Lisboa e Liga dos Combatentes, 03 de Julho de 2007
O Presidente da Direcção Central
General Joaquim Chito Rodrigues


Quando a 11 de Maio de 2006, fundámos o Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, propusemo-nos entre outras as seguintes prioridades:
  • Criar uma sede social, que hoje é uma realidade, pois foi inaugurada em Julho de 2007
  • Outra das prioridades era a colocação de uma lápide em todos os cemitérios das freguesias do nosso concelho, homenageando todos os combatentes lá sepultados. Este acto, em que fomos pioneiros, foi referenciado como exemplo a seguir por todos núcleos. Também foi conseguido no passado dia 2 de Novembro, ao descerrar 11 lápides, pois tantos são os cemitérios do nosso Concelho.

A terceira prioridade bem mais utópica inicialmente, em virtude do nosso pouco tempo de existência, era a criação de um talhão para os seus mortos, um local onde pudessem descansar em paz e onde os pudéssemos enaltecer condignamente. Felizmente e com a ajuda de todos, também concretizámos esse objectivo.

Entre as cerimónias programadas no futuro, já está assente que no Dia de Finados serão homenageados, neste e em todos os cemitérios do Concelho, todos os combatentes falecidos.O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatente está a promover uma organização dinâmica que, com base da exaltação da história, lembre o passado, vive o presente e, prepara com renovada confiança o futuro, dos que, hão-de continuar a defender o ideário, fazendo-o hoje de uma forma moderna, e sempre actualizada.

Atendendo à cooperação permanente com os órgãos de soberania e administração pública, a Direcção deste Núcleo tem como principal objectivo a promoção, protecção, auxílio mútuo e assistência a situações de carência dos combatentes em geral e dos sócios em particular, mas sempre com o intuito de encontrar formas de melhorar o apoio aos carenciados (combatentes ou familiares).

Face ao exposto atrás, resta-nos agradecer a todas as entidades que contribuíram para que o Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, em tão curto tempo de vida, seja uma realidade no vasto Concelho de Loulé, nomeadamente todo o Executivo da Câmara Municipal de Loulé, Juntas de Freguesia de Almancil, Alte, Ameixial, Benafim, Boliqueime, Quarteira, Querença, S. Clemente, S. Sebastião, Salir e Tôr. O excelente trabalho realizado pelos presidentes, da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo, sócio Combatente, senhor Pedro Oliveira e do Conselho Fiscal, sócio Combatente, senhor Manuel Viegas dos Santos.

A todos os militares presentes, Comando da Zona Marítima do Sul, Centro de Recrutamento de Faro, Regimento de Cavalaria N°. 3, Fanfarra do Exército, Esquadrilha de Comunicações Móveis do Comando Operacional da Força Aérea, Esquadra de Voo 103, Esquadra de Tráfego Aéreo da Base Aérea N°. 11 e restantes militares que enquadraram a Força Militar, o nosso muito obrigado por terem realizado com brio, simplicidade e dignidade a cerimónia militar de inauguração do Talhão dos Combatentes, do Cemitério Municipal de Loulé. Ao senhor padre Varela, pela invocação religiosa (Missa de sufrágio, em homenagem aos militares mortos e pela bênção do Talhão).

Por último, uma palavra de reconhecimento, pelo apoio dado pela Direcção Central da Liga dos Combatentes, para que este sonho fosse uma realidade.

A todos muito obrigado, bem hajam.

O Presidente da Direcção do Núcleo de Loulé
Marçal José Bota Mendonça