Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

 








 

 

 

 

 








 
 

 

 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

VINHAIS

Em Vinhais a Liga dos Combatentes foi criada em 1925 e extinta em 1970. A acção meritória dos dirigentes, combatentes da Grande Guerra, de então, destacou-se no campo da solidariedade social e humana, dando assistência e auxílio monetário a combatentes com fracos recursos económicos. Encaminhou os seus filhos no campo da educação instrução e ensino a ingressarem na Cidade do Porto no Lar dos Filhos dos Combatentes, Estabelecimento da própria Liga, onde obtiveram as bases académicas para integração no mundo profissional.

Igualmente envidaram esforços junto da Câmara Municipal para obtenção de um Talhão no Cemitério inaugurado em 1936, para ali serem inumados os combatentes falecidos ao serviço da Pária, promovendo-lhes homenagens no dia de Finados. Esta iniciativa deveu-se ao combatente da Grande Guerra um dos primeiros Presidentes da Liga de Vinhais e Vereador da Câmara Municipal - Tenente Alberto Garcia Moreira -, casado com Madalena dos Prazeres Basilio (da família da Corujeira) e falecido em 1964, foi também o grande impulsionador do apetrechamento do Hospital.

No Largo do Arrabalde foi também atribuída uma placa toponímica inaugurada em 1926 com a designação de Largo dos Combatentes da Grande Guerra, atribuída pela Câmara Municipal. Desta-se também a acção do penúltimo Presidente combatente da Grande Guerra Manuel Bernardo Castro na area Social, nas cerimónias do Dia de Finados e Armisticio respectivamente em 2 e 11 de Novembro entre outras.

Em 1970 cessam as actividades da Liga em Vinhais com o falecimento da última Direcção composta pelos nossos saudosos combatentes João Manuel Gomes (conhecido pelo Sr.Gardunho), Carlos Joel Correia e Gualdino Fiel Pinto. A Vila de Vinhais está em franco crescimento e queremos torná-la maior, trazendo para o Concelho a Liga dos Combatentes.

Tornou-se agora imperioso dar continuidade ao marco histórico como foi apanágio das direcções cessantes e graças ao entusiasmo de um grupo de sócios Combatentes foi constituídda nova Direcção composta por:

  • Francisco José Gomes
  • Horácio Lopes Augusto
  • Vitorino Pedro Neves
  • Manuel Pedro Gama
  • Armando dos Santos Anes


A nova Direcção da Liga dos Combatentes de Vinhais cumpre assim um dos seus objectivos – perpectuar e honrar os ex-combatentes que morreram ao serviço da Pátria – servindo os vivos e exaltando a Pátria.