ALCOBAÇA / BENEDITA – 86º ANIVERSÁRIO DO NÚCLEO E INAUGURAÇÃO DE MONUMENTO DE HOMENAGEM AOS COMBATENTES DA FREGUESIA DA BENEDITA


No passado dia 16 de Maio, decorreram, na Vila da Benedita – Alcobaça, as Cerimónias alusivas ao aniversário do Núcleo de Alcobaça e de inauguração de um Monumento de Homenagem aos Combatentes da Benedita. Presidiu às Cerimónias o Coronel Lucas Hilário, em representação do Presidente da Direcção Central. A concentração de convidados ocorreu junto à igreja da Benedita, após o que se seguiu a celebração, pelo Pároco local, de Eucaristia em sufrágio dos Combatentes e Associados já falecidos. As Honras foram garantidas pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários. Terminada a missa foi organizado, naturalmente, um cortejo com convidados e muita população, precedido pela mesma fanfarra, que se dirigiu para o Largo do Cemitério onde estava erigido o Monumento a inaugurar.


Para a cerimónia de inauguração e realização de Honras Militares esteve presente uma Força Militar, do RA4, de escalão Secção, acompanhada de Fanfarra da mesma Unidade Militar. Ao acto associou-se a Base Aérea de Monte Real, fazendo sobrevoar o local com uma aeronave, que ali efectuou as manobras adequadas ao momento. A fanfarra dos Bombeiros. A inauguração foi concretizada, conjuntamente, pelo Coronel Hilário, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e a Presidente da Junta de Freguesia da Benedita, seguindo-se a bênção do Monumento. Para além das Entidades já referidas, estiveram o Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça, um representante do Governador Civil de Leira, o anterior Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, um representante do Comandante do RA4, um representante da Base Aérea de Monte Real, o Comandante local da GNR. A população da vila da Benedita aderiu ao evento em elevado
número, tendo-se constituído uma moldura humana muito expressiva e reveladora de um elevado espírito de cidadania. Usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Alcobaça, o Presidente da Assembleia da Freguesia, o representante do Governador Civil e o Presidente da Câmara Municipal, tendo encerrado as intervenções o representante da Direcção Central da Liga dos Combatentes.


Terminados os discursos, decorreu a entrega de diplomas de louvor e respectivas condecorações, materializando o reconhecimento da Liga ao empenhamento e dedicação de três Combatentes do Núcleo. No programa seguiu-se a inauguração, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e Coronel Hilário, do espaço onde ficou implantado o monumento que passou, de ora em diante a chamar-se “Largo dos Combatentes”. Antes de concluída a cerimónia houve ainda oportunidade para ouvir a declamação de um poema dedicado aos Combatentes e dito pelo seu próprio autor. Os eventos terminaram com um convívio em que participaram Combatentes e convidados.