Inauguração do CAMPS 8 em Beja

No desenvolvimento do Programa Estruturante Cuidados de Saúde foi decidido transformar a Delegação de Beja do CAMPS de Loulé, num órgão independente tecnicamente e integrado no Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes. As cerimónias iniciaram-se com uma sessão a que presidiu o Presidente da Liga dos Combatente General Chito Rodrigues, com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Beja, a Vereadora da Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Beja, o Presidente da Junta de Freguesia, o 2º Comandante da Base Aérea nº11, o Presidente do Núcleo de Beja e o responsável pelo CAMPS de Beja para além dos Núcleos do Alentejo que passaram a ser apoiados pelo CAMPS nº 8.

Usou da palavra o Presidente do Núcleo de Beja Major Pereira que exaltou os antigos combatentes e a missão do Núcleo. Seguiu-se o Dr. Chambel coordenador do CAMPS 8, que apresentou o trabalho que tem sido desenvolvido e o pessoal técnico que tem servido este órgão da Liga. Após a sua intervenção, o Prof. Doutor António Correia apresentou um briefing sobre a situação actual da Estrutura Nacional de Apoio Médico, Psicológico e Social e as actividades desenvolvidas pelos CAMPS nos últimos anos, apresentando alguns dados estatísticos do trabalho desenvolvido e dando algumas orientações técnicas.

Finalmente encerrou a sessão o Sr. General Chito Rodrigues recordou algumas orientações doutrinárias que importa prosseguir, a história recente dos CAMPS, bem como alguma informação do estado da situação dos programas estratégicos e estruturantes. Encerrada a sessão a centena de pessoas presente dirigiu-se para as instalações do CAMPS 8 onde foi descerrada uma placa evocativa do momento, tendo sido visitadas as instalações, onde o Presidente da Liga deixou significativa homenagem no livro de honra. O Presidente da Liga dirigiu-se depois às instalações do Núcleo de Beja que visitou, após o que todos se reuniram em almoço de convívio e fraternização. Após o corte do bolo e o grito da Liga dos combatentes, seguiu-se uma visita ao Regimento de Infantaria 3, onde muitos haviam prestado o serviço militar.