28.04.2012 - Decorreu no passado sábado, dia 28 de abril, a Assinatura do protocolo de cedência do espaço para a Nova Sede do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes. A cerimónia teve lugar no Centro Cultural de Campo Maior e contou com a presença de Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, do Comendador Rui Nabeiro, do Presidente da Liga dos Combatentes Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues e do Presidente do Núcleo Campomaiorense da Liga dos Combatentes, Major João Silveirinha.

Ricardo Pinheiro destacou o enorme orgulho em ver este propósito concretizado, nomeadamente por se tratar de uma instituição “que é uma referência para Campo Maior” e que “tem como princípios os mais altos desígnios humanitários e socias”. Segundo o autarca, a Liga dos Combatentes “destaca-se pelo seu ideal humano, prestando um contributo fundamental aos que serviram a nossa pátria, baseado no apoio social e humanitário junto dos mais desfavorecidos e necessitados.” O presidente afirmou ainda que espera que este protocolo de cooperação e cedência do espaço para a nova sede, onde o Núcleo possa levar avante as suas actividades, seja uma fonte de inspiração e boas práticas para toda a comunidade.

Antes da inauguração da nova sede, a comitiva deslocou-se ao Cemitério de Campo Maior, onde foi descerrada uma placa alusiva à requalificação do Talhão dos Combatentes. O Major João Silveirinha aproveitou a ocasião para agradecer todo o apoio dado pelo Município, nomeadamente na pessoa do Presidente Ricardo Pinheiro, cuja “ajuda e empenho foi fundamental para a concretização destes projectos que tanto dignificam a instituição e Campo Maior no geral”.

Em seguida a comitiva, acompanhada por várias dezenas de campomaiorenses que seguiram toda a cerimónia, procedeu à inauguração da Nova Sede do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes. O espaço situa-se na Praça Velha, num edifício anexo ao castelo que foi totalmente remodelado pelo Município de Campo Maior, onde foi descerrada uma placa comemorativa alusiva à inauguração deste equipamento. Integrada no programa do dia, foi ainda inaugurada a exposição de pintura “Os Militares e a Arte”, que reúne trabalhos de Ricardo Correia e que estará patente no Centro Cultural até ao próximo dia 11 de maio.