Na Acta nº 1 da Liga dos Combatentes da Grande Guerra consta a tomada de posse pelo Presidente da Delegação de Campo Maior – Dr. João António Carreiras. Em 15 de Agosto de 1925, reuniu em sessão extraordinária a Comissão Instaladora com vista à eleição dos Corpos Gerentes e à constituição definitiva da Delegação da Liga dos Combatentes da Grande Guerra no concelho de Campo Maior. Presidiu à reunião o Dr. João António Carreiras sendo coadjuvado pelos senhores João Pedro Ruivo e João Tiago Lavadinho como secretários. Foram eleitos por aclamação os seguintes sócios:

Para a Assembleia Geral: Presidente:  João Rodrigues Lavadinho Júnior, Capitão; Secretários: Francisco da Silva Rasquilha Corado Júnior;   João Pedro Ruivo.

Para a Direcção: Presidente:  João António Carreiras, Tenente Médico; Secretário: João Tiago Lavadinho; Tesoureiro:  Manuel Meira Bastos.

Da Acta n.º 1 da Direcção datada de 20 de Agosto de 1925 consta a deliberação de comunicar aos inscritos da Delegação que o Presidente da Direcção prestava serviços clínicos gratuitos àqueles que os solicitassem. É referido na Acta de 15 de Dezembro de 1926 que por ofício enviado pela Câmara Municipal de Campo Maior fora resolvido dar à antiga Rua do Lagar o nome de Rua (hoje Avenida) dos Combatentes da Grande Guerra, em harmonia com o que havia sido solicitado. Na Assembleia Geral reunida em sessão extraordinária em 21 de Abril de 1935, na Sala de Sessões da Câmara Municipal, com a presença de 71 sócios, é referida a necessidade de reorganização da Delegação que por circunstâncias várias não estava ultimamente em actividade, sendo nomeada uma Comissão Administrativa.

No dia 1 de Janeiro de 1936 a Comissão Administrativa reuniu na Sala de Sessões da Santa Casa da Misericórdia, tendo sido colocado pelo Presidente Dr. João António Carreiras a necessidade de se adquirir uma casa para sede da Delegação. Desta Acta constam os 87 nomes dos sócios combatentes e 26 sócios beneméritos, destacando-se com o n.º 23 a Câmara Municipal. É referido na Acta de 10 de Abril de 1936 que a Comissão Administrativa reuniu na sua sede no Largo do Barão de Barcelinhos. Na Acta referente à reunião de 31 de Dezembro de 1963 consta ter o Secretário Geral informado que dos 75 núcleos com que foi inaugurada a Liga, apenas o Presidente da Delegação de Campo Maior se encontrava à frente da Delegação, pelo que tinha sido proposto à Comissão Central que o mesmo fosse nomeado Sócio de Honra da Liga, o que veio a acontecer por aclamação na Assembleia Geral da Liga realizada no dia 8 de Junho de 1965.

Na Acta com data de 31 de Dezembro de 1967 consta a indicação de que a Câmara Municipal cedia o terreno para o Talhão Privativo. Durante o ano de 1968 foram encetadas diligências no sentido da construção do Ossário e referido na Acta de 30 de Dezembro de 1969 ter-se procedido à adjudicação das respectivas obras que começaram. Como última verba lançada no Livro de Actas da Delegação, nesta mesma data, consta que “Foi depois apreciado o orçamento para o ano de 1970 que prevê a construção do Ossário e do Talhão Privativo da Delegação”. É curioso referir que a grafia da escrituração desta acta, que não está assinada, é a do seu Presidente Dr. João António Carreiras após mais de quarenta e quatro anos à frente da Delegação.

A Delegação de Campo Maior viria a ser extinta em Janeiro de 1974. Considera-se esta data como a da extinção, dando crédito ao apontamento encontrado apenso às quotas respeitantes ao ano de 1974:

 “Preparava-me para começar a cobrança do mês de Janeiro, quando recebi o ofício a comunicar que a Delegação de Campo Maior havia sido extinta”

O Tesoureiro, José Lavadinho

O Núcleo de Elvas constituiu-se como fiel depositário do espólio da Delegação tendo agregado na sua acção os sócios residentes no concelho de Campo Maior.

 

Processo de Criação/Reactivação do Núcleo de Campo Maior

No dia 9 de Dezembro de 2009, um grupo de militares na situação de Reserva residentes em Campo Maior constituído por: Major do SGE João José Carixas Silveirinha, Sargento-Mor de ART José Manuel Raposo Rosinha e Sargento-Ajudante do SGE João Carlos da Encarnação Restolho, reuniu pelas catorze horas e trinta minutos no n.º20 da Rua 25 de Abril em Campo Maior com o intuito de definir procedimentos tendo em vista reactivar o Núcleo da Liga dos Combatentes na Vila. Foi validado o requerimento, a entregar em reunião nesse mesmo dia ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior Ricardo Pinheiro, e à Senhora Vereadora da Cultura Isabel Raminhas a solicitar a cedência a título gratuito e intemporal (regime de comodato) de instalações destinadas à sede social. Ficou acordada uma deslocação no dia 16 de Dezembro ao Núcleo da Liga em Elvas para recolha de informações. Foram estabelecidos os termos da solicitação à Direcção Central da Liga dos Combatentes para criação do Núcleo em Campo Maior, tendo sido estabelecido o seu envio logo que houvessem cinco sócios a indicar e a submeter como proposta para primeira Comissão Administrativa. Foi ainda decidida a ida a Lisboa à Sede Social da Liga em data próxima a definir. Foram dadas indicações claras por parte dos autarcas que iriam ser cedidas instalações para a futura sede do Núcleo da Liga dos Combatentes em Campo Maior, nos termos em que foram solicitadas.

De seguida a Vereadora da Cultura transportou-se e ao Grupo Pró-Núcleo ao Largo do Barata, tendo apresentado as possíveis instalações. Ficou acordada a celebração do respectivo protocolo de cedência logo que os trâmites junto da Direcção Central da Liga dos Combatentes tenham sido consequentes. Através de ofício datado de 18 de Dezembro de 2009 entregue em mão ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Direcção Central, foi solicitada a reactivação do Núcleo no concelho de Campo Maior, sendo proposta como Comissão Administrativa o grupo constituído por: João José Carixas Silveirinha, MAJ SGE RES NIM 13151377; José Manuel Raposo Rosinha, SMOR ART RES NIM 15781077; João Carlos da Encarnação Restolho SAJ SGE RES NIM 01220184; José Francisco Coutinho Trindade SCH GNR RES NI 5413816; Rui Alface Gouveia SAJD REF Sócio n.º 112814;

Solicitou-se ainda, pela importância implícita para a dinamização e funcionamento do Núcleo a recriar, que:

1.    Fosse fornecida uma listagem de todos os sócios naturais de Campo Maior com os respectivos elementos de contacto;

2.    Fosse dada indicação ao Núcleo de Elvas no sentido de que os sócios residentes em Campo Maior fossem informados da possibilidade da transferência processual com o correspondente pagamento de quotas já para o ano de 2010.

A Direcção Central da Liga dos Combatentes em reunião de 7 de Janeiro de 2010 deliberou criar o Núcleo da Liga dos Combatentes de Campo Maior, confiando a sua gestão à Comissão Administrativa designada para o efeito e constituída pelos seguintes sócios:

Presidente – Major João José Carixas Silveirinha
Secretário – Sargento-mor José Manuel Raposo Rosinha
Tesoureiro – Sargento-ajudante João Carlos da Encarnação Restolho
1.º Vogal – Sargento-chefe José Francisco Coutinho Trindade
2.º Vogal – Sargento-ajudante Rui Alface Gouveia

A sede do Núcleo da Liga dos Combatentes de Campo Maior ficou situada no Largo do Barata n.º 9 – C, junto ao Museu Aberto e teve a sua inauguração solene no dia 15 de Maio de 2010. O programa das cerimónias presididas pelo Excelentíssimo General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central, e, com a presença, para além do Sr. Coronel Adalberto A. Travassos Fernandes, Secretário-Geral da Liga, de entidades convidadas civis e militares de âmbito local e distrital bem como da população campomaiorense, constou de:

Porque estas instalações eram exíguas relativamente ao crescente do número de sócios, na sequência do anseio que vinha sendo sistematicamente manifestado junto do município como condição necessária ao desenvolvimento da ideia de perenidade da Liga dos Combatentes em Campo Maior, foram atribuídas novas instalações na Praça Velha n.º 1 - A tendo a inauguração sido no dia 28 de Abril de 2012. Foi um dia de festa para Campo Maior pelo conjunto de cerimónias que tiveram lugar: