30.11.2013 - 90º ANIVERSÁRIO DO NÚCLEO - O Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, comemorou no passado dia 30 de novembro de 2013 o seu 90º Aniversário, presidindo ao vasto programa o Presidente da Direção Central, Exmo. Tenente-General Chito Rodrigues. O programa das comemorações iniciou-se com o hastear das bandeiras Nacional e da Liga. Seguidamente procedeu-se à assinatura de um protocolo entre o Núcleo e o Tenente-Coronel António Pires Nunes, historiador albicastrense, que cedeu a sua biblioteca de história militar, que inclui cerca de mil livros e um vasto conjunto de documentos que ficarão na sede do Núcleo, onde poderão ser consultados por toda a comunidade albicastrense.

O Coronel Rodrigues Alves, Presidente do Núcleo, afirmou “esta será mais uma oportunidade do Núcleo abrir cada vez mais as suas portas à comunidade, investigadores, escolas e outros organismos”. O Exmo. Tenente-General Chito Rodrigues, agradeceu ao TCOR Pires Nunes esta doação ao Núcleo e que vai ao encontro de um dos principais eixos da Liga e por fim fez a entrega do Diploma de Sócio Benemérito da Liga, ao TCOR Pires Nunes, que a par do anterior Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Comendador Joaquim Morão passam a ser os dois sócios beneméritos do Núcleo. O Tenente-Coronel António Pires Nunes proferiu algumas palavras, agradecendo ao Núcleo o ter manifestado interesse em receber o seus livros, porque outros organismos não aceitaram esse mesmo desafio. Das condições expressas no referido protocolo destaca-se que o espólio literário jamais poderá ser separado e em qualquer circunstância permanecerá sempre em Castelo Branco.

Após a celebração do protocolo, decorreu uma visita à exposição “Percurso da Vida Literária do TCOR António Lopes Pires Nunes”, que esteve patente ao público na Galeria de Arte, situada no espaço contíguo à sede do núcleo, em que ficou bem retratada a vida e obra do novo Sócio Benemérito. Posteriormente, pelas 10h30, decorreu então a inauguração da remodelação do Monumento dos Combatentes, em que passaram a estar inseridos os nomes dos 62 combatentes do Concelho de Castelo Branco falecidos nas ex-colónias ultramarinas, seguindo-se a colocação de uma coroa de flores em homenagem aos combatentes falecidos ao serviço da Pátria. Toda esta obra teve a comparticipação financeira da Câmara Municipal de Castelo Branco. Na Praça Martin Afonso de Melo, local onde se encontra o Monumento alusivo aos Combatentes o Presidente do Núcleo COR INF RES Rodrigues Alves, proferiu algumas palavras, em que agradeceu a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, Presidente da Junta de Freguesia Engº Jorge Neves e outras entidades da estrutura intermédia do Estado, assim como, ao Presidente da Direção Central Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues e todos os que se quizeram associar a esta cerimónia.

As palavras de agradecimento à Câmara Municipal de Castelo Branco, nas pessoas do antigo Presidente Joaquim Morão e o atual Dr. Luís Correia que ao disponibilizarem a verba para a remodelação do Monumento em honra dos nossos Combatentes, que permitiu a colocação dos nomes dos 62 jovens Combatentes mortos, naturais do concelho de Castelo Branco mortos na Guerra do Ultramar entre 1961 e 1975, ficando assim concretizada uma das ambições do Núcleo de Castelo Branco. Referindo ainda “Este é um sentimento de gratidão, mas também da mais interia justiça, pois que o país deve a todos os portugueses que lutaram e pereceram na Guerra do Ultramar, lembrando que tiveram de deixar a sua família, a sua profissão ou os estudos para defenderem a Pátria. Também além de perpetuar aquele período, este Memorial, também deve constituir um ensinamento da nossa história para as gerações mais novas”.

De seguida as palavras do nosso Presidente, Tenente-General Chito Rodrigues, constituiram uma resenha das atividades da Liga, a nível nacional, que se traduzem cada vez mais no enaltecimento dos valores pátrios, entre outros e incentivando, quer os militares das Forças Armadas e ex.militares, quer também os elementos das Forças de Segurança a associarem-se à Liga dos Combatentes. O nosso Tenente-General Chito Rodrigues, referiu “Os heróis têm um nome. Hoje, colocamos aqui o nome e nesse sentido cumprimos um objetivo de promoção histórico e evocou o lema da Liga - não nos esquecemos, não nos esqueceremos”, sublinhou. Agradeceu também à Câmara Municipal de Castelo Branco, como um excelente exemplo de uma autarquia que apoia o Núcleo e o sente como uma das Instituições mais prestigiadas, pelo seu dinamismo e dinamizador da Solidariedade, que tem sido a “bandeira” da Liga dos Combatentes.

De seguida foi efectuada a imposição de 13 condecorações a Combatentes na Guerra do Ultramar, que em Angola, Guiné e Moçambique, prestaram o seu serviço militar e como exemplo de coragem, honraram o nome de Portugal, e assim foi reposta a história ao impor-lhes ao peito a merecida Condecoração. Ao meio-dia celebrou-se a eucaristia, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, por intenção dos sócios falecidos e por todos os que perderam a vida em defesa da Pátria e cerca das 13 horas, as comemorações terminam com um almoço-convívio no restaurante Kalifa Foi celebrada uma missa na igreja de Nossa Senhora do Rosário (Colégio do Centro Social dos Padres Redentoristas), por intenção dos sócios falecidos, em especial durante o ano de 2013 e por todos os que pereceram em defesa da Pátria. Finalmente, o pograma foi concluído com um almoço em que cerca de centena e meia de sócios, familiares e convidados, recordaram as suas histórias e que proporcionou uma familariedade que é comum nestes Encontros. Assim terminaram as Comemorações do 90º aniversário do Núcleo de Castelo Branco, da Liga dos Combatentes, sem antes entoarmos o Hino do Combatente, cantarmos os parabéns por mais este aniversário e terminando com o Hino Nacional.