Núcleo de Oliveira do Bairro participou na semana cultural do Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Famalicão-Anadia

Por iniciativa do Núcleo de Oliveira do Bairro, Sr. Victor Pinto, a Liga dos Combatentes participou na Semana Cultural levada a efeito naquele importante estabelecimento de ensino. Para isso foi convidado o Presidente da Direcção Central, Tenente-general Chito Rodrigues que efectuou uma conferência subordinada ao tema “Esta é a ditosa Pátria minha amada. Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal”. No dia 19 de Abril o Colégio Nossa Senhora da Assunção, com cerca de 800 alunos, depois de missa matinal, apresentou no anfiteatro uma peça evocativa da História de Portugal, pensada e preparada por professores e alunos de elevado nível estético e sentido patriótico, revelador da orientação e dos valores prosseguidos no colégio.

Seguiu-se uma visita às salas de aula onde os alunos e professores exploram todas as regiões de Portugal, nas suas variadas vertentes, dando uma imagem real do país que somos. Às 11H30 e tendo como auditores os alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos e com a presença da Exma. Directora Pedagógica do Colégio, Ir. Idalina, do Presidente da Associação de Pais, Direcção do Núcleo de Oliveira do Bairro, muitos professores e alunos, o General Chito Rodrigues desenvolveu o tema que lhe foi proposto pelo colégio. Durante uma hora apresentou de uma forma entusiasmante o problema dos objectivos e dos valores que devem sustentar uma sociedade saudável, recorrendo a exemplos da História de Portugal para sustentar a sua exposição, sublinhando o papal das Forças Armadas e da Liga dos Combatentes, na defesa da Pátria e no levantar do seu esplendor.

Foi evidente o interesse dos alunos pelo que ouviram. O Presidente da Liga dos Combatentes agradeceu o convite e felicitou a Direcção do Colégio pela escolha do tema. Seguiu-se um almoço-convívio no refeitório do estabelecimento de ensino.