28.04.2013 - Freguesia de São Sebastião – Inauguração de Monumento - Presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dra. Isaura Morais e pelo Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Lucas Hilário, a Junta de Freguesia de São Sebastião (Rio Maior), com o apoio do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, e a presença dos Núcleos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Peniche e Santarém com os respectivos Guiões, homenageou os seus Combatentes, no dia 28 de Abril, com uma missa celebrada pelo Rev.º Padre Diogo e a inauguração de um monumento de homenagem aos Combatentes da freguesia. A Cerimónia de Homenagem aos Mortos contou com a presença de uma Força Militar da ESE (Escola de Sargentos do Exército) e a Liga dos Combatentes e a Junta de Freguesia depositaram duas coroas de flores junto ao Monumento.

O Sr. Presidente da Junta de Freguesia, também ele combatente no Ultramar e sócio da Liga dos Combatentes, usou da palavra para de uma forma sentida realçar o concretizar deste antigo sonho bem como agradecer a todos os que tornaram possível a sua execução. O Secretário-geral da Liga dos Combatentes no uso da palavra realçou a importância destes monumentos, referindo que no fim de semana foram inaugurados no país quatro os monumentos, tendo referido também que o memorial é um precioso contributo para a nossa memória colectiva. Encerrou esta parte dos discursos a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, que manifestou a sua satisfação pela realização do projecto tendo afirmado que neste monumento perpectuaremos com todo o nosso respeito e gratidão aqueles que, com o sacrifício da sua vida pessoal e familiar, defenderam a Pátria nas mais diversas regiões do Mundo.

Seguiu-se um almoço de convívio com os convidados, combatentes e familiares no total de 350 pessoas, sendo os géneros oferecidos por combatentes da Freguesia e a sua confeção efectuada também por voluntários. No final do evento exibiu-se a Banda Filarmónica da freguesia de São Sebastião e os convidados e combatentes receberam uma lembrança da inauguração do monumento.