No âmbito dos Festejos dos Santos Populares, realiza-se entre 08 e 30 de Junho o XVI Festival de Mastros em S.Teotónio, sendo o Núcleo de S.Teotónio da Liga dos Combatentes uma das instituições responsável pela sua organização. Evento de cariz marcadamente popular, mas que percorre toda uma vivência e tradição secular do Alentejo e mais particularmente da região de S.Teotónio, no qual são evocados os Santos Populares através de festejos nas ruas de S.Teotónio, engalanadas e enfeitadas com flores de papel, e onde são erigidos “Mastros” enfeitados para a realização de bailes, danças tradicionais e recriações etnográficas, durante todo o mês de Junho.

Este evento realizado de dois em dois anos, conta já com a sua 16ª edição, tendo o Núcleo de S.Teotónio e seus sócios, participado ativamente na montagem e manufatura das flores que são elaboradas ao longo dos vários meses que antecedem o festival, sendo o trabalho realizado pelo Sr. Alfredo Fino, Presidente do Núcleo de S. Teotónio, largamente apreciado e elogiado pelos visitantes, populares e entidades oficiais. Situação consubstanciada no apreço e agradecimento demonstrado, com repercussões na valorização e dinamização cultural, social e económica de toda a região do concelho de Odemira.

Julga-se ainda de referir, que este ano, o festival de Mastros contou com o programa da Estação de Televisão TVI – “Somos Portugal”, realizado e transmitido em direto de S.Teotónio para toda a audiência deste canal entre as 14 e as 20horas de Domingo, 16 de Junho, o que contribuiu para um enorme reconhecimento e divulgação deste evento realizado também pelo Núcleo de S.Teotónio da Liga dos Combatentes.