Comemoração do 92º Aniversário da Batalha de La Lys e do 85º Aniversário do Núcleo de Vila Real da Liga dos Combatentes

 

Para assinalar o 92º Aniversário da Batalha de La Lys (França) e a passagem de mais um aniversário, o Núcleo de Vila Real da Liga dos Combatentes promoveu, na sexta-feira 9 de Abril, algumas actividades e cerimónias. A mais simbólica decorreu junto ao Monumento a Carvalho Araújo, com a colocação de um ramo de flores, acto que teve Guarda de Honra e alguns elementos de fanfarra do Exército. Estiveram presentes varais individualidades civis e militares, nomeadamente, o Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves.

O presidente do Núcleo de Vila Real da Liga dos Combatentes, Tenente-coronel Francisco Meneses, disse: “Com este acto simbólico, fizemos uma homenagem aos soldados portugueses que foram heróicos na I grande Guerra, mais propriamente, ao nosso conterrâneo “Soldado Milhões” de Murça. Aliás, graças à bravura, o avanço alemão acabou por ser travado e contribuiu para a vitória dos Aliados.” Em dia de Aniversário do Núcleo de Vila Real, “a nossa associação continua na prossecução dos seus objectivos dos seus ideais e objectivos, ou seja, não esquecemos os nossos heróis, apoiamos os combatentes, seus familiares e as pessoas carenciadas”.

O núcleo de Vila Real tem cerca de 400 filiados no concelho e funciona no edifício do Governo Civil de Vila Real. Ao longo do ano, promove várias actividades desportivas, cerimónias evocativas e eventos festivos. Refira-se que, em 29 de Janeiro de 1924, pela Portaria nº 3888, foi oficializada Liga dos Combatentes. Em 16 de Março de 1929 é aprovado o seu Estandarte e o seu uso em actos oficiais. Hoje, a Liga dos Combatentesé considerada uma Instituição de Utilidade Pública, Particular de Assistência e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública Administrativa e Geral.