"Conservação das Memórias" - Nova Frente V

09.07.2013 - Terminou em 9 de julho a Operação "NOVA FRENTE V" que decorreu em Moçambique no período comprendido entre 16 de junho e 9 de julho do corrente ano. A Operação que se iniciou em Maputo com a apresentação de cumprimentos e troca de informações sobre a Missão ao Embaixador de Portugal em Maputo e Autoridades Ministeriais Moçambicanas, deslocou-se seguidamente para o terreno rumando à cidade da Beira. A Equipa de Missão da Liga era composta por 3 Oficiais que apresentou cumprimentos ao Cônsul-Geral de Portugal na Beira, dando de imediato início à sua actividade de localização de campas e resgate de restos mortais de Militares Portugueses Tombados em Combate nas províncias de Manica (Chimoio), Tete (Fingoé, Moatize e Mutarara), Sofala (Chemba) e Zambézia (Mocuba).

A Acção de Intervenção desenvolvida decorreu como fora planeada e foram resgatados restos mortais nas localidades das províncias referidas, excepção feita a Chimoio onde devido ás más condições de conservação do cemitério local não foi possível localizar as campas. Em Mocuba localizaram-se no cemitério local as 3 campas procuradas, não se tendo efectuado qualquer intervenção nas mesmas devido ao bom estado que apresentavam, bem enquadradas no conjunto das campas do cemitério e revelando este dignidade suficiente para que ali permaneçam as campas dos Militares Portugueses. No decurso da Operação NOVA FRENTE V foi possível exumar 6 campas que se encontravam em cemitérios abandonados e recolher os restos mortais que foram transportados para o Ossário da LC que se encontra localizado em Nampula.

Em Nampula efectuou-se a cerimónia de deposição em Ossário com a presença dos militares da Equipa de Missão e daqueles que trabalham na Cooperação Militar Portuguesa da Cidade, cerimónia a que compareceu a Cônsul Honorária de Portugal em Nampula. Toda a Operação foi bem apoiada pelas entidades moçambicanas solicitadas a autorizar a sua realização, destacando-se o Ministério dos Combatentes pela elucidação que transmitiu a todas as delegações provinciais de combatentes, muito cuidadosas no apoio prestado à Equipa de Missão, sendo ainda de referir o excelente apoio das autoridades administrativas moçambicanas dos locais onde decorreram intervenções da Liga, prestáveis e meticulosas no desempenho da sua tarefa de receberem e acompanharem a Equipa de Missão da Liga no desempenho da sua actividade.