Cerimónias comemorativas do 84.º Aniversário da Liga dos Combatentes, no Forte do Bom Sucesso

Realizou-se no Forte do Bom Sucesso, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, as cerimónias comemorativas do 84.º Aniversário da Liga dos Combatentes. As comemorações foram presididas pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama. Estiveram presentes também, o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Severiano Teixeira, o Sr. Ministro da Defesa de Guiné-Bissau, Marciano da Silva Barbeiro, convidado expressamente para esta evocação, o Sr. Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, Dr. Miranda Calha, o Sr. Secretário da Defesa e Antigos Combatentes, Dr. João Mira Gomes, O Sr. Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pinto Ramalho, vários deputados e muitas entidades civis e militares, que assistiram às cerimónias, juntamente com algumas centenas de combatentes.

No programa das cerimónias estava incluído a assinatura de um Protocolo com a República da Guiné-Bissau, relativo à Conservação das Memórias e Recuperação dos Cemitérios, onde estão sepultados soldados portugueses. Proferiram alocuções o Sr. Presidente da Assembleia da República e o Sr. Presidente da Liga dos Combatentes, que depositaram também uma coroa de flores no Monumento, em homenagem aos mortos pela Pátria. Realizou-se pela primeira vez, uma cerimónia de “Renovação do Compromisso de Defesa de Portugal”, em que três gerações de combatentes beijaram a Bandeira Nacional em sinal de respeito e de subordinação aos valores e símbolos de Portugal.

Depois do desfile das Forças em Parada, constituídas, respectivamente, por três pelotões da Marinha, Exército e Força Aérea. Houve uma visita às instalações do Forte do Bom Sucesso, onde foram inauguradas as seguintes exposições temáticas:

- Símbolos da Identidade de Portugal e de Mérito da República;
- Fotográfica e documental "Conservação das memórias";
- Programa "Liga Solidária";
- Marinha e Força Aérea

Seguiu-se um almoço de confraternização nas instalações do IESM, em Pedrouços. De tarde, em Algés, realizou-se a final do 4.º Campeonato Nacional de Futsal da Liga dos Combatentes, que colocou frente a frente as equipas de Lamego e Vendas Novas, tendo esta última vencido o encontro por 7-2.