Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 

  Notícias

Cerimónia Evocativa da Batalha da Praia da Vitória


11.08.2013 – O Núcleo da Liga dos Combatentes de Angra do Heroísmo/Praia da Vitória, realizou em 11 de Agosto de 2013, no dia em que se completaram os 184 anos sobre a Batalha da Praia, a cerimónia evocativa da Batalha da Praia da Vitória, ocorrida a 11 de Agosto de 1829 e a cerimónia de homenagem aos Antigos Combatentes Mortos na Guerra do Ultramar. Cerimónias, estas que constaram no programa das Festas da Praia das Vitória 2013, que decorreram de 2 a 11 de Agosto.


As cerimónias, presididas pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, contaram com a presença de inúmeras entidades militares e civis, combatentes e famílias. Estas realizaram-se junto ao memorial em honra aos militares do concelho, mortos em combate em África, localizado no Largo da Batalha, na cidade da Praia da Vitória, onde se encontrava posicionado o Porta Guião do Núcleo.

Inicialmente realizou-se a cerimónia evocativa da Batalha da Praia da Vitória, ocorrida a 11 de Agosto de 1829, tendo sido proferida uma intervenção alusiva à Batalha da Praia, pelo ilustre convidado, Doutor José Guilherme Reis Leite.

Em seguida, prestou-se homenagem aos antigos combatentes falecidos na Guerra do Ultramar, com a deposição de três coroas de flores junto ao memorial, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Vereador da Camara Municipal da Praia da Vitória e pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes.

Nesta cerimónia foram proferidas alocuções alusivas à Batalha da Praia da Vitória e de homenagem aos antigos combatentes falecidos na Guerra do Ultramar, pelo Exmo. Senhor Vereador da Camara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Alexandre Leal da Rocha em representação do Presidente da Camara e pelo Exmo. Senhor General Joaquim Chito Rodrigues.

Para a realização da referida cerimónia contou-se com a importante colaboração do Comando Operacional dos Açores, e dos Comandos da Zona Marítima dos Açores, do Comando da Zona Militar dos Açores, do Comando da Zona Aérea dos Açores e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
As forças militares presentes foram constituídas por um pelotão com uma secção da Marinha Portuguesa que integram a Corveta João Roby, uma secção do Regimento de Guarnição Nº 1 e uma seção da Base Aérea nº 4.
 
De assinalar também a visita a uma exposição fotográfica dos Fortes da Ilha Terceira, organizada pelo Núcleo de Angra do Heroísmo, que esteve exposta na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no período de 02 a 11 de Agosto de 2013.

Após a visita à exposição fotográfica, foi realizado um almoço/convívio, no qual estiveram presentes cerca de 180 pessoas e onde foram entregues pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, testemunhos de apreço aos associados com mais de 40, 30 e 25 anos.

Participaram neste evento para além do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues: o Vereador da Camara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Alexandre Leal da Rocha, em representação do Presidente da Camara, Roberto Lúcio Silva Pereira Monteiro; o Comandante da Zona Aérea dos Açores, Major- General Luís António Flor Ruivo, em representação do Comandante Operacional dos Açores, Vice-Almirante Augusto Mourão Ezequiel; o Comandante do Regimento de Guarnição nº 1, Coronel de Infantaria, António Alberto dos Santos Araújo; o Comandante da Capitania do Porto da Praia da Vitória, Capitão-de-fragata, Paulo Alexandre Silva Carvalho; o Presidente da Assembleia Municipal da Camara de Angra do Heroísmo, Dr. Ricardo Manuel Rodrigues Barros; o Comandante da Policia, Subintendente Alfredo Manuel Ramalho Rodrigues, bem como ainda a presença de diversas entidades civis, militares e ex-combatentes da Guerra do Ultramar e familiares, como também com a participação espontânea de povo anónimo que se quis associar diretamente ao acontecimento.