Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 








 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

SANTARÉM

Criação da Agência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra na cidade de Santarém:

Localização cronológica na cidade de Santarém:

Criada em 20 de Fevereiro de 1924, na sala de oficiais do Regimento de Infantaria nº 16, cedida para reuniões da Direcção. Em 03 de Outubro de 1927, continuava na sala de oficiais cedida para o efeito, mas o quartel tinha nova organização, designava-se “ Batalhão de Ciclistas nº 2”, em cujas instalações no presente serve o Comando Distrital da PSP de Santarém.

Em 08 Novembro de 1928, transfere-se para outras instalações, Rua Elias Garcia nº15, R/C. Em 20 Julho 1929, transfere-se para, Rua do Conde. Em 08 Setembro 1931, transfere-se para, Rua do Visconde Serra do Pilar nº20-1º. Em 28 de Fevereiro 1933, transfere-se para, Rua Guilherme de Azevedo nº29-1º. Em 30 de Outubro de 1945, transfere-se para a Travessa dos Pasteleiros nº16, R/C. Contando desde sua criação nesta cidade de Santarém, 84 anos de existência.


Acta de Abertura (1ª acta) da Agência da Liga dos Combatentes na cidade de Santarém

Início do funcionamento da Agência da Liga dos Combatentes na cidade de Santarém, em 20 de Fevereiro de 1924; como 1º Presidente de Direcção, conforme consta na acta acima mencionada, o Sr. Major Filipe Augusto de Sousa Tribolet, sócio combatente nº13, admitido em 18-03-1924, faleceu em 31-05-1928, está sepultado no Cemitério dos Capuchos nesta cidade de Santarém.


Santarém, 20 de Fevereiro de 1924: (Acta de abertura)

Aos vinte dias do Mês de Fevereiro de mil novecentos e vinte e quatro, nesta cidade de Santarém, e sala dos oficiais do Regimento de infantaria numero dezasseis, generosamente cedida para este fim, acederam ao meu convite os senhores José Jorge, alferes mutilado de guerra, e José Francisco da Guerra Semedo, segundo sargento invalido de Guerra, aos quais comuniquei o seguinte: Que tendo recebido da Direcção Central da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, com sede em Lisboa, convite para nesta cidade exercer a presidência da direcção da Agência nesta cidade, tendo resolvido aceitar a mesma incumbência, e segundo indicação da mesma Direcção Central, escolhido para exercer as funções de secretário e tesoureiro, respectivamente os Srs. José Jorge, alferes mutilado e José Francisco da Guerra Semedo, 2º sargento invalido de Guerra; pelo que desejaria que os mesmos senhores me dissessem se estavam ou não dispostos a aceitar as suas nomeações, ao que todos generosamente acederam.

E não havendo mais nada a tratar, foi a mesma encerrada. Sala dos Srs. oficiais do Regimento de Infantaria numero dezasseis. Vinte de Fevereiro de mil novecentos e vinte e quatro.