Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 








 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

SESIMBRA

Fundação - O Núcleo de Sesimbra da liga dos Combatentes, foi fundado no dia 12 de maio de 1944 após consulta do livro de atas existente.

Teve como 1º presidente o Sr. Elísio Curado, sendo a direção constituída por uma comissão administrativa. Em 23 de fevereiro de 1945 a comissão Central Administrativa nomeia o delegado marítimo o segundo-tenente Manuel de Jesus Dias como Presidente.

Em 20 de agosto de 1947 a comissão Central Administrativa nomeia o delegado marítimo Sub-Tenente Abel Vaz como Presidente. Em 20 de novembro de 1955 a comissão Central Administrativa nomeia o combatente Gil dos Santos Chagas como Presidente. Em 17 de julho de 1961 a comissão Central Administrativa nomeia o Expedicionário Evaristo Quintino dos Santos como Presidente. Em 14 de fevereiro de 1963, e após um período muito conturbado é constituída uma comissão administrativa presidida por Ernestino da Encarnação Evangelista.

Em 21 de junho de 1974, após o 25 de abril depara-se um período muito complicado com os Núcleos em geral, e é nesta fase que é formada uma comissão administrativa presidida por Cor. Carlos Loureiro Palmela, onde pouco se sabe sobre a sua presidência. Em 30 de janeiro de 1979 é nomeado pela Direção Central um Gestor, o Sr. Cor Joaquim Pinto Brás, para retomar os desígnios do Núcleo.

Em 20 de janeiro de 1980 o Gestor - Coronel Pinto Brás, constitui uma comissão administrativa, e propõe à Liga Central a sua nomeação como Presidente, tendo sido aceite.

Em 25 de março de 1995, é nomeada uma comissão Administrativa devido ao falecimento do Cor. Pinto Brás, até ao próximo ato eleitoral. Após o ato eleitoral o Sr. Cor. José Manuel Cassanho Giro é eleito Presidente.

Em 4 de janeiro de 1999, e após o ato eleitoral o Sr. Capitão de Fragata Manuel Henriques, é eleito Presidente. Durante a presidência do Comandante Manuel Henriques foi construído e inaugurado o monumento aos Combatentes do concelho de Sesimbra no ano de 2008.

Em 28 de fevereiro de 2012, e após o ato eleitoral o 1.º Ten Florindo José Alturas Paliotes, é eleito Presidente. Durante a sua presidência, realiza-se as comemorações do centenário da Primeira Guerra Mundial, com uma conferência e uma exposição fotográfica na marginal de Sesimbra. Durante o seu mandato realizam-se mais duas exposições fotográficas, sendo a grande maioria das fotografias de sócios do Núcleo de Sesimbra e que se encontram na posse do Núcleo.

Em 13 fevereiro de 2017, e após a renúncia ao mandato do 1.º Ten. Paliotes, o vice-presidente SMor Carlos Humberto Marques Batista, assume a presidência até ao próximo ato eleitoral.

Resenha Histórica
- Fundado há mais de 70 anos, o Núcleo de Sesimbra da Liga dos Combatentes, localizado na Travessa Cândido dos Reis, é um espaço de convívio e partilha de experiências de vida de ex-combatentes do concelho.

Atualmente com cerca de 250 sócios, alguns dos quais familiares de ex-combatentes e pessoal que participou nas missões de Paz, este núcleo desenvolve várias iniciativas ao longo do ano, quer para promover o bem-estar dos seus sócios, como o almoço de Natal, passeios culturais, consultas de apoio psicológico e atividades na sede, quer para prestar homenagem aos que já nos deixaram, como a deposição de coroas de flores nos três talhões pertencentes ao Núcleo, e no Monumento dedicado a todos os combatentes de Sesimbra, inaugurado em julho de 2008, na Rua General Humberto Delgado, em Sesimbra, e que foi um acontecimento marcante na vida desde núcleo.

O envolvimento nas Comemorações do Centenário da Grande Guerra, em 2014, que incluiu uma exposição de grande formato na Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, a realização de exposições sobre as várias guerras, com fotografias de sócios, e a presença na procissão em Honra de Nosso Senhor Jesus das Chagas são outros momentos altos desta associação, que tem as portas abertas a toda a comunidade.

Condecorações – Medalha Mérito Camarário grau bronze, medalha dos 40 de serviço Autárquico.
Atividades – Participação a nível Nacional nas atividades da Liga dos Combatentes, dia do Núcleo, dia de finados, consultas psicológicas integradas no programa do CEAMPS, participação na procissão em honra do Sr. Jesus das Chagas, dois passeios culturais por ano, almoço de Natal e atividades a nível concelhio integradas no movimento associativo.

Dia do Núcleo - 12 de maio

Marcos significantes - Inauguração do Monumento aos Combatentes do Concelho de Sesimbra, Comemorações do Centenário da Primeira Guerra Mundial e as várias exposições fotográficas.
Atual Presidente - Carlos Batista, Sargento-mor