Bem-Vindo à Página Oficial da
Liga dos Combatentes


 








 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

  NÚCLEOS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

MATOSINHOS

Em 30 de abril de 2009 a Direção Central da Liga dos Combatentes aprovou a constituição de uma Comissão Administrativa para a criação do Núcleo de Matosinhos, constituída por cinco sócios:

• Presidente: Armando José Ribeiro da Costa, Tenente-coronel;
• Secretário: Carlos Alberto Silva Osório, Sargento-ajudante;
• Tesoureiro: Joaquim António Madureira Oliveira, Sargento-ajudante;
• 1.º Vogal: Joaquim Armindo Magalhães Ribeiro, Sargento-mor;
• 2.º Vogal: José Jacinto Rocha Neto, Sargento-chefe.

Em 2009 aquela Comissão realizou três reuniões com o Presidente da Câmara de Matosinhos no sentido de serem disponibilizadas instalações para a nossa futura Sede. Igualmente foram realizadas reuniões com alguns Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.

Desde junho de 2010 até dezembro de 2011, procedemos ao arrendamento de uma loja, no Cento Comercial Londres – Senhora da Hora. No dia 20 de julho de 2010, abriu a Sede do Núcleo.

Em 5 de novembro de 2010 realizou-se uma reunião na nossa Sede com um grupo de combatentes da Guiné, constituído pelos Srs. António da Costa Maria, Carlos Esteves Vinhal, José Francisco Oliveira e Manuel José Ribeiro Agostinho, responsáveis até então pela realização de eventos públicos relacionados com os combatentes matosinhenses, que se mostrou decisiva para a implantação e rápido crescimento do nosso Núcleo.

Em 5 de novembro de 2011 assinamos com a Câmara Municipal de Matosinhos um contrato em regime de comodato para cedência de instalações para a nossa futura Sede. Foi-nos atribuído o edifico de uma antiga Escola Primária, no lugar do Araújo, freguesia de Leça do Balio no concelho de Matosinhos, em regime de condomínio associativo, com outras duas associações.

No dia 9 de janeiro de 2012 iniciamos a atividade na nova Sede.

Em 15 de novembro de 2013 realizaram-se as eleições dos primeiros Órgãos Sociais do Núcleo para o triénio 2013/2016, conforme Ata Nº 1 que aqui se transcreve:

“ Aos quinze dias do mês de novembro de dois mil e treze, pelas dez horas e trinta minutos, realizou-se na sede deste núcleo, situada na Avenida Rodrigues Vieira nº 80/90, 4465-738 Leça do Balio, (antiga Escola do Araújo), a Assembleia Geral Eleitoral do Núcleo de Matosinhos com o único ponto da ordem de trabalhos: Eleição dos órgãos sociais do Núcleo para o triénio de 2013/2016. O Presidente da Mesa Sargento-ajudante Joaquim Oliveira, abriu a sessão dando logo início ao cumprimento da ordem de trabalhos. Apresentou-se ao ato eleitoral uma única lista a que foi dada a letra A. Assim, o processo eleitoral desencadeou-se com a abertura da urna às dez horas e trinta minutos. As urnas encerraram às dezassete horas e trinta minutos, votando presencialmente cinquenta e três sócios. Após contabilização dos votos verificaram-se os seguintes resultados: - Votos a favor: 53 (cinquenta e três) - Votos negativos: 00 (zero) - Votos em branco: 00 (zero) - Votos nulos: 00 (zero). Concluído o trabalho de apuramento os resultados foram divulgados aos sócios tendo sido declarada vencedora a lista A com a seguinte constituição:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Manuel José Ribeiro Agostinho
1º. Secretário: Carlos Esteves Vinhal
2º. Secretário: Dr. João Manuel Nunes Campos

DIREÇÃO

Presidente: Tenente-coronel Armando José Ribeiro da Costa
Secretário: Sargento-ajudante Joaquim António Madureira Oliveira
Tesoureiro: Sargento-ajudante Luís Manuel Guedes Ribeiro
1º. Vogal: Sargento-ajudante Carlos Alberto Silva Osório
2º. Vogal: Sargento-chefe José Jacinto Rocha Neto
1º. Vogal Suplente: José Francisco Oliveira
2º. Vogal Suplente: José Santos Nogueira Augusto

E nada mais havendo a tratar, foi dada por encerrada a Assembleia da qual foi lavrada esta ata da qual faz parte integrante o documento anexo – folha de sócios votantes que foi lida aos presentes, tendo sido aprovada por unanimidade e que vai ser assinada pelos membros da Mesa.”